Ribeirão Preto recebe na próxima terça-feira (15), às 19h, no Theatro Pedro II, o reconhecimento como “Cidade Amiga das Abelhas”. A ação é promovida pela Organização de Proteção às Abelhas Bee or not to be e a Apis Flora.
A homenagem acontece pelo protagonismo e reconhecimento internacional de mais de 60 anos de trabalhos dedicados à causa das abelhas, além de comemoração à data do Dia Nacional das Abelhas (3 de outubro). O evento é gratuito e aberto ao púbico.
A entrega do reconhecimento reunirá cientistas, professores, criadores de abelhas, empresários, startups, autoridades e defensores da causa. O objetivo da noite é valorizar personalidades e instituições que contribuem para a preservação e estudo das abelhas.
A solenidade também contará com apresentações de dança e música, com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do Corpo Estável de Balé da Alma. Durante a cerimônia, será destacada a importância histórica da cidade, que justifica o predicado de “Cidade Amiga das Abelhas”.
Homenagens
Serão diversas homenagens, com destaque ao grupo científico constituído na USP (Universidade de São Paulo), nos departamentos de Genética e Biologia, representado pelos professores aposentados Lionel Segui Gonçalves e Ademilson Espencer Egea Soares, e pelo professor David de Jong, atual chefe do departamento de pesquisas com abelhas da USP.
“As abelhas são os mais importantes polinizadores do planeta, e delas depende o frágil equilíbrio do nosso ecossistema e a produtividade de boa parte das culturas agrícolas”, explica Daniel Malusá Gonçalves, presidente da ONG Bee or not to Be.
“Nos últimos 60 anos, consoante à introdução das abelhas africanas no Brasil, Ribeirão manteve-se na vanguarda dos estudos sobre abelhas no Brasil e na América Latina, vocacionando o desenvolvimento de empresas e instituições deste segmento. Hoje, o país se destaca pela qualidade dos produtos apícolas e pela cadeia produtiva associada. É preciso dar este reconhecimento histórico à cidade, e ao seu protagonismo internacional na apicultura e meliponicultura”, completa.
Pesquisa
A ONG aponta que foram publicadas mais de 700 teses sobre abelhas publicadas, o que consagrou Ribeirão Preto com o pioneirismo nos estudos com produtos apícolas, como o extrato de própolis.
SERVIÇO
Sessão Solene e apresentações culturais “Ribeirão Preto – Cidade Amiga das Abelhas”
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto/SP
Horário: 19h
Entrada gratuita – retirada do convite pela internet (clique aqui)
SAIBA MAIS
Interior de SP tem novo alerta de tempestade; Veja os locais afetados
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Mais Caminhos: Especial de 10 anos será exibido a partir de sábado