Aguarde...

Lazer e Cultura

Avenida de Ribeirão ganha grafite realista de Lobão

Cinco rostos foram retratados com o tema Respeite as Diferenças pelo artista ribeirão-pretano que conquistou o País

| ACidadeON/Ribeirao

Lobão grafitou muro da avenida Maurílio Biagi (Foto: Weber Sian/ A Cidade)

Cinco rostos. Cinco personalidades. Uma única mensagem transmitida.  

Agora, Marielle também está presente em Ribeirão Preto. Ao lado dela, Liniker e figuras caricatas da cidade, como o excêntrico e tatuado Kelsen, foram desenhadas pelo grafiteiro ribeirão-pretano Áureo Melo, mais conhecido como Lobão, em um muro da avenida Maurílio Biagi. 

A arte de rua, que deu vida a lutas locais, nacionais e em tons de branco, preto, amarelo e vermelho, foi finalizada nesta quinta-feira (24) como um presente dele para toda a população.  

"Moro no Rio, onde tenho meu ateliê, mas voltei para visitar minha mãe e surgiu o convite de uma moradora do condomínio dono da parede. Aceitei pelo carinho e também para abrir caminhos aos que vivem aqui e querem trabalhar com isso. As ruas podem ser mais coloridas", afirma. 

O trabalho, que deu início a uma nova fase do artista, com tema "Respeite as Diferenças", é o segundo no município. O primeiro ainda enfeita o bar Armazém Baixada.   


Retratos e mais retratos  

Desde os tempos de menino-aspirante-a-grafiteiro no bairro Castelo Branco Velho até o momento em que Lobão conquistou as principais capitais do País, passaram-se 15 anos de aperfeiçoamento. A técnica, traço e conceito de suas obras são baseados em contrastes e retratos. 

"Antigamente, eu batia palma em imóveis depredados para pedir autorização e pintar os muros, mas recebia mais nãos do que sim. As pessoas só enxergavam rabiscos. Agora a exposição é outra. Por isso, não tive dúvida do que retratar dessa vez. Queria transmitir uma mensagem".  

O recado por trás dos desenhos grandes e cheios de expressão, pensados e finalizados de maneira autoral em três dias, é a aceitação. Os outros dois rostos, de um índio e um interventor cultural, foram inspirados em amigos pessoais do grafiteiro e nas causas que eles representam. 

"Não sei se as pessoas vão entender de imediato. Talvez a primeira impressão seja de admiração, porque é algo novo, mas pode ser o início de um caminho longo para percorrermos", ele destaca. Lobão não esconde a vontade de comercializar sua arte em Ribeirão Preto.  

De parar o trânsito  

ACidade ON acompanhou a finalização do mural pela manhã e registrou a reação de diversos pedestres e motoristas ao perceberem a nova cara da avenida. Entre os muros cinzas e outdoors comerciais, os retratos chamam atenção.  

O motociclista Aurélio Mendes, 24, fez uma parada extra no caminho do trabalho para casa apenas para fotografar a novidade. "Na minha opinião, não tem nada mais representativo que esse painel. Falta referencias e mensagens deste tipo na nossa cidade", ele destaca, em meio a mais clicks. 

Maria Antonieta Fonseca, 47, também ficou impressionada. "Não vi a construção disso tudo, mas me surpreendeu ainda mais por já ver pronto. Belíssima iniciativa", finaliza a vendedora.  


Mais do ACidade ON