
A fotógrafa Fernanda Luz representa Ribeirão Preto na exposição internacional Transforming Perspectives (Transformando Perspectivas, em tradução livre), evento on-line que começa na próxima segunda-feira (5) e vai até 30 de abril.
A exposição, promovida pela comunidade mundial Documentary Family Photographers (Fotógrafos Familiares Documentaristas), reúne 50 fotografias feitas por 44 fotógrafos de 11 países diferentes.
CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA EM RIBEIRÃO PRETO
A foto intitulada "Retrato Póstumo", registrada pela ribeirão-pretana, mostra fotografias 3 por 4 e anotações de Dirce, tia-avó falecida de Fernanda.
"Fico muito feliz pelo reconhecimento, mas ao mesmo triste por conta da situação. Um dia de noite minha mãe me ligou e disse que estava indo a São Paulo [SP] para socorrer a Dirce, que estava muito ruim e precisava que alguém a acompanhasse ao hospital. Depois de uns dias, ela faleceu. Sem funeral, sem despedida [por conta da pandemia]", contou Luz, uma das 650 fotógrafas avaliadas por Tiffanie Graham, editora de fotos do jornal norte-americano The New York Times.
"Depois de um tempo, fomos eu e minha mãe ao apartamento [da tia-avó Dirce] para esvaziar uma vida inteira. Pelo menos era isso que eu sentia. Foram dias olhando coisas que não tinham mais significado e, mesmo assim, tentei retratar o que foi a vida dela", completou.
Além de Fernanda, outras cinco brasileiras representam o país na exposição: Flávia Martins, Kelly Schmidt, Manu Rigoni, Mila Kichalowski e Monique Olive.
O evento foi pensado através da tecnologia 3D e poderá ser acessado através do link.