Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Escritor e ilustradora de Ribeirão Preto lançam livro infantil

'Calma, Martim! Foi Só Um Dia Ruim...' fala sobre os maus dias que a infância pode ter

| ACidadeON/Ribeirao

Weber Sian / A Cidade
Para as crianças: André Luis Oliveirae Fabiana Salomão lançam novo livro hoje à noite (foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Com a ideia de narrar as relações afetivas do cotidiano de uma criança, o educador André Luis Oliveira, 52 anos, lança hoje à noite o livro “Calma, Martim! Foi Só Um Dia Ruim...” – obra sobre um menino que, em um dia, não teve muita sorte.

A história foi escrita em quatro dias e, de acordo com o autor, surgiu como desdobramento de um texto para roteiro de uma peça de teatro. “Sempre gostei de escrever e nem sei de quando é isso. Penso que, acabei focando em literatura infantil como uma consequência natural do meu trabalho como professor, povoado de livros e rodeado de crianças”, conta André Luis.

“Calma, Martim!” ganhou forma nas mãos de Fabiana Salomão, ilustradora há 22 anos. “Eu tive a liberdade de desenvolver o projeto gráfico, de fazer a divisão de texto, desenvolver capa e biografia. Não são todos os autores que tem essa consciência e esse cuidado em relação ao trabalho do ilustrador”, diz Fabiana.

O texto e a imagem são duas linguagens distintas que, segundo o autor, tem como coautoria a ilustração, ainda mais significativa no universo infanto-juvenil. “Em um primeiro momento a criança é ‘pega’ pela imagem e pelas cores. A capa de um livro é um poderoso chamariz e junto ao texto há harmonização, dando asas ao imaginário infantil”, diz André Luis.

Na história, Martim é mal acostumado em ver tudo dando errado e se enche de perguntas que, pela primeira vez, poderão ser respondidas. Mas afinal, Martim, quem nunca teve um dia ruim? 

AUTOR JÁ LANÇOU 17 LIVROS

André Luis Oliveira é autor de 17 livros, sendo 16 deles de literatura infantil. Na profissão há 11 anos, escreveu “Canguri – O Destemido”, “Poemas Siderais” e “O Gênio do Eugênio”, algumas das histórias que contam com poesia e muita diversão.

“Muitas vezes as ideias para um novo livro surgem de alguma situação vivida com o meu filho ou com algum aluno. Às vezes, uma frase ou um diálogo podem servir como poderosos motes para uma nova história”, explica o professor e autor.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Calma, Martim!

Foi Só Um Dia Ruim...”

Quando: Hoje, às 19h

ONDE: Livraria da Travessa

do RibeirãoShopping

(avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1.540)

QUANTO: R$ 29

INF.: (16) 3623-6828

Mais do ACidade ON