Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Mostra de Escritores de Ribeirão Preto será lançada nesta quarta-feira (20)

Sexta edição do evento é realizada até sábado (23) com o objetivo de divulgar a produção local

| ACidadeON/Ribeirao

Milena Aurea / A Cidade
André Oliveira e Arnaldo Júnior lançam o livro 'Dani Down, Um Menino Legal' (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

 

Em sua 6ª edição, a Mostra de Escritores de Ribeirão Preto recebe autores independentes no Centro Cultural Palace desta quarta-feira (20) até sábado (23). Palestras, shows e lançamentos de livros são os destaques da programação.

A mostra tem entrada gratuita e é organizada pela Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto, presidida pelo escritor José Carlos Barbosa, que preparou o evento com a intenção de “mostrar para o público o que temos de bom”.

Ele explica que a mostra faz o papel inverso da Feira Nacional do Livro, que traz para a cidade escritores de fora. “A intenção é movimentar os intelectuais locais”, diz.

O evento é aberto pela palestra “O Mundo Criativo das Fanzines”, nesta quarta, com o jornalista Angelo Davanço.

Na quinta, a palestra “Falando Sobre a Literatura de Monteiro Lobato”, com Áurea Laguna, está entre os destaques. Na sexta, o “Café Filosófico” recebe Vera Borges para um bate-papo e, no sábado, o 9º Sarau Todas as Tribos fecha a Mostra com uma celebração dos 100 Anos da música “Carinhoso”, de Pixinguinha, e homenagem aos 100 Anos do Chacrinha.

O livro

Entre os autores que lançam livros durante a mostra estão os ribeirão-pretanos André Oliveira e Arnaldo Júnior. Em tarde de autógrafos marcada para às 15h de sexta, eles lançam o livro infantil “Dani Down, Um Menino Legal”, com ilustrações de Semíramis Paterno.

O livro fala sobre amizade e infância e tem como protagonista um garotinho com Síndrome de Down. “A história aponta para a integração plena dessas crianças, que são iguais às outras, com seus sonhos, alegrias, frustrações e muita fantasia”, diz Arnaldo.

Foi a convite dele que André Oliveira topou embarcar nessa história, que tem uma curiosidade: ficou quase um ano guardada. Na escola onde trabalha, o educador teve a iniciativa de contá-la após um aluno com a Síndrome tocar seu coração.

“Durante o intervalo das crianças, percebi que algumas delas esperavam para receber uma injeção de mentirinha de um aluno muito especial que, assim como o Dani, vivia distribuindo abraços pelo colégio. Depois de receber a minha dose e ter ficado tão feliz, escrevi minhas estrofes do livro em apenas um final de semana”, conta André.

SOLIDARIEDADE

Parte da renda obtida com a venda do livro “Dani Down, Um Menino Legal” será revertida em livros para a instituição FADA (Família Down e Amigos), de Ribeirão Preto, voltada ao cuidado de crianças portadoras da Síndrome. (Giovanna Romero, sob supervisão de Silvia Pereira)

QUARTA-FEIRA (20)
10h: Abertura com exposição de livros de autores de Ribeirão Preto e região
14h: Palestra “O Mundo Criativo dos Fanzines”, com Angelo Davanço
15h: Palestra “Inovar as Práticas Escolares”, com Daniel Weber
16h: Palestra “Obediência e Lealdade”, com Ana Maria Mizuki
17h: Jornada Internacional da Juventude: Juventude, Literatura e Internet, com Jam Pawlak, Júlia Mikita e Isabela Pawlak
18h: Palestra “A Evolução Natural da Comunicação”, com Rafael Duarte
19h: Palestra “Música Caipira e os Livros”, com Barrinha Filho
19h30: Apresnetação de música raiz: “Os Amantes do Sertão”
20h: Coquetel de abertura

QUINTA-FEIRA (21)
10h: Análise e comentário do Conto “A Beata”, de Heloísa Alvez, por Cláudia Cantarella, Cristiane Framartino Bezerra, Camilo Xavier e Rosa Vugman
15h30: Palestra “O Uso Correto das Plantas Medicinais em Nosso Dia-a-Dia”, com Kleber Nascimento e Costa
18h: Palestra “A psicologia Positiva e o Propósito de Vida”, com Evandro Marcelo de Castro
19h: Palestra “Falando sobre a Literatura de Monteiro Lobato”, com Áurea Laguna
20h: Palestra “Ideia sobre a Trilogia da Fundação de Asimov Sob o Ponto de Vista de um Químico Cosmopolita”, com Elia Tfouni

SEXTA-FEIRA (22)
10h: Palestra “O Discurso Sobre o Ato Infracional Materializado no Estatuto da Criança e do Adolescente”, com Juliana Bartijotto
10h55: Música Erudita com Rafael Marangoni
11h: Palestra “O Cinema Vai à Escola”, com Hudson Carvalho
14h: Palestra “Literatura Infantil”, com Arnaldo Jr, Fernando Franco, André Luís Oliveira e Semíramis Paterno
15h: Lançamento dos livros “Dani, Um Menino Legal” (André Luís Oliveira e Arnaldo Jr.) e “Quer conhecer os Meios de Transporte?” (Fernando Franco e Íris Borges)
16h: Café Filosófico 7: “Somos Todos Diferentes: Respeite Isso!”, com Vera Borges
17h: Palestra “Rock Nacional dos 80”, com Marcos Campos Bakhy
18h: Música com Astrosons, com repertório de pop e rock acústico
19h: Mesa Redonda “Sentido da Vida na Prevenção do Suicídio”, com Francisco Carlos Basilio Cardoso, Célia Regina Folgosi, Wladimir Marchetto Leite, Wanise de Ávila Corrêa e Marina Lemos Silveira Freitas (CVV)

SÁBADO (23)
10h: Entrega de prêmios dos ganhadores do Concurso Literário de Minicontos – Helena Agostinho e José Carlos Barbosa e entrega de medalhas aos ganhadores do 1º Salão Nacional dos Amigos da Fotografia
14h: 9º Sarau Todas as Tribos / Celebração dos 100 Anos da música “Carinhoso”, de Pixinguinha, e homenagem aos 100 Anos do Chacrinha

SERVIÇO
Mostra de Escritores de Ribeirão Preto
QUANDO: de 20 a 23 de setembro, a partir das 10h
ONDE: Centro Cultural Palace (Rua Duque de Caxias, 322)
GRÁTIS
INF.: (16) 3636-9187

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON