Aguarde...
Voltar

melhoresempresas

O que uma empresa precisa fazer para se tornar um ótimo lugar para se trabalhar?

Sucesso implica, cada vez mais, na criação de um ambiente de trabalho inspirador para os funcionários

| ACidadeON/Ribeirao

(foto: divulgação)

Uma empresa que estabelece com os seus funcionários uma relação que vai além do pagamento de salários terá reflexos em seu retorno financeiro, visibilidade, negócios mais sustentáveis e uma menor taxa de rotatividade.  

Isto é o que mostra a pesquisa feita anualmente pelo Great Place to Work (GPTW) - com mais de 12 milhões de funcionários e cerca de sete mil empresas, em 57 países e que, há três anos, elege as Melhores Empresas para Trabalhar em Ribeirão Preto, Araraquara e região.  

"O GPTW é uma instituição especialista em ambiente de trabalho, que premia e reconhece as melhores empresas para trabalhar", explica Márcio Camargo, diretor regional do GPTW.  

Segundo Camargo, o sucesso de uma empresa passa pela criação de um ambiente de trabalho que seja inspirador para os funcionários e, também, que eles vejam em quem está no comando qualidades que lhes permitam ter orgulho dos seus trabalhos e do seu local de trabalho (veja, ao lado, algumas dessas características). "Liderança implica ter credibilidade no que se fala, cumprir o que se promete e, entre outras coisas, ter imparcialidade no tratamento com todos", disse.

Parceria  

A eleição das Melhores Empresas para Trabalhar em Ribeirão Preto, Araraquara e região é uma parceria do GPTW com o jornal A Cidade e o portal ACidade ON.  

Para o diretor de Jornais e Mídias Digitais de A Cidade, Josué Suzuki, o papel da mídia de notícias não é apenas levar informação, mas também apoiar boas práticas de mercado e gestão. "Por isso, encabeçamos com o GPTW a pesquisa para identificar as melhores empresas para se trabalhar na região", afirma.  

Mas, o trabalho feito pela Great Place to Work vai além de apontar onde estão as melhores empresas para se trabalhar: o objetivo da pesquisa é detectar e divulgar boas práticas de gestão dentro das empresas, que sirvam de exemplo e estímulo na construção de ambientes corporativos melhores e de sucesso. (Com Gabriela Virdes) 

Seleção  

24 é o número de empresas que foram selecionadas como as melhores para se trabalhar em Ribeirão Preto, Araraquara e região.  

Quer ter uma empresa boa para se trabalhar?  

Veja, abaixo, alguns requisitos em relação aos seus funcionários 

Ambiente de trabalho  

Faça com que os seus funcionários gostem de trabalhar com os seus colegas; estimule um clima de camaradagem, o espírito de equipe;
Orgulho: os seus funcionários devem ter orgulho do que fazem e da empresa em que trabalham. Os seus liderados devem entender o objetivo do trabalho deles na concepção dos objetivos da organização, a importância do trabalho de cada um. Quando o seu funcionário entende o que faz e sente a importância desse trabalho na evolução da empresa, a imagem da sua organização só tem a ganhar;
Confiança: os seus funcionários devem ver em você uma referência de credibilidade, imparcialidade e respeito.

Liderança  

Isso tem a ver com você, empresário. Veja o que os seus funcionários esperam de quem está no comando da empresa:
 
- As suas ações têm de ter credibilidade junto aos empregados;

- Cumpra sempre o que promete;

- Tenha respeito por quem trabalha com você;

- Seja imparcial no tratamento com as pessoas com quem trabalha;

- Seja transparente nas suas ações.

Trate bem o seu funcionário  

Alguns exemplos que indicam a importância dos funcionários para a empresa
- Licença-maternidade estendida: algumas das melhores empresas do País para se trabalhar estendem o número de dias além do limite estipulado legalmente;

- Bolsas de estudo: educação é tudo e um funcionário com formação extra faz a diferença no desempenho dele e da sua empresa. As melhores empresas investem nessa formação e financiam, pelo menos, parcialmente, o estudo dos seus funcionários;

- Horário flexível e home office: 16% das melhores empresas do País oferecem a prática de home office para os seus funcionários e quase a metade flexibiliza os seus horários de trabalho;

... e mais  

Outras práticas para marcar na agenda: sextas-feiras mais curtas, alimentação permanente e abertura de espaços para ioga, massagem e academia. Ah, já pensou em dar uma folga surpresa para os seus funcionários? 

Credibilidade é a palavra-chave 

A parceria entre o jornal A Cidade e o portal ACidade ON com o Great Place to Work ocorre pela credibilidade, característica reconhecida nas marcas em questão.  

 "O diferencial do GPTW em relação a outros programas de premiação de empresas é justamente a credibilidade. Ele realmente faz um levantamento e mostra, com critérios, quais são as melhores empresas para se trabalhar. Isso foi definitivo para mantermos a parceria nestes três anos", diz o diretor Josué Suzuki. 

Prova disso é a evolução do projeto em apenas três edições. De acordo com Márcio Camargo, do GPTW, houve um aumento de inscritos de 35 empresas na primeira edição para 49, em 2017. "As empresas têm se preocupado mais com o ambiente de trabalho", afirma.  

"Apesar da evolução no número de inscritos não ter sido tão grande, o número de premiadas aumentou 24 neste ano, frente às 15, de 2015 -, o que mostra que as empresas estão efetivamente melhorando seus ambientes de trabalho a cada ano", finaliza.  

Premiação será hoje à noite, em Ribeirão 

Hoje à noite, o jornal A Cidade e o portal ACidade ON, juntamente ao Great Place to Work, promovem a premiação e reconhecimento das Melhores Empresas para Trabalhar 2017 Ribeirão Preto, Araraquara e região.  

O evento será realizado na Cauliflora Espaço de Eventos, a partir das 20h e já é considerado um sucesso.  

"Primeiro, porque os convites já estão esgotados", explica o diretor regional do GPTW Márcio Camargo. "Segundo, porque as empresas decidiram levar grupos de funcionários para a premiação, o que torna a festa ainda mais alegre e divertida após o anúncio das vencedoras", completa Camargo.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON