- Publicidade -
Névio ArchibaldEntenda por que árvores de avenida de Ribeirão Preto foram tombadas

Entenda por que árvores de avenida de Ribeirão Preto foram tombadas

Obras do corredor de ônibus da avenida Costábile Romano, em Ribeirão Preto, começam na próxima semana

- Publicidade -

 

- Publicidade -

Na última semana foi publicado no Diário Oficial do Município de Ribeirão Preto resolução do Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural) que tomba provisoriamente o conjunto de árvores da avenida Costábile Romano, na Ribeirânia.

De acordo com a resolução, aprovada em reunião extraordinária na última segunda-feira (12), o Poder Público e os moradores do bairro deverão solicitar autorização do conselho para qualquer intervenção no local.
 

Objetivo é proteger
 

“As árvores que compõem, por estarem tombadas, a lei determina que seja fixada um perímetro, que dentro daquele perímetro, nenhuma estrutura poderá ser modificada sem autorização prévia do Conppac”, disse o advogado Lucas Gabriel Pereira, presidente do Conppac.
 

O objetivo é proteger o local, que vai passar por obras para construção do corredor de ônibus. “Dentre as preocupações, nós temos que averiguar se o projeto contempla laudos técnicos de engenheiros atestando que a intervenção na via não afetará a estrutura das árvores”, afirma.
 

Comparação com a Jerônimo
 

- Publicidade -

O advogado lembra da retirada das palmeiras imperiais retiradas da avenida Jerônimo Gonçalves, que foram replantadas na rotatória Amin Calil. “A preocupação com essas outras vias, tal qual a Nove de Julho e a Costábile Romano, é a possibilidade de descaracterização. Então tem que ligar um sinal de alerta. Uma geração vem, outra vai, então as coisas têm que ficar de pé”, sublinha.
 

Cidade-jardim
 

As principais espécies de árvores na avenida são sibipirunas e flamboyants. O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo arquiteto Mário Alfredo Reginato, nos anos 1960, que visava criar um bairro dentro dos conceitos de cidade-jardim.

 

 

VEJA TAMBÉM
Tradição cervejeira de Ribeirão Preto possibilitou uma das melhores escolas públicas

Cauim passa por reforma e Ribeirão Preto terá Memorial Aquífero Guarani

 

De acordo com o Conppac, estima-se que existam 140 árvores na avenida. Além das espécies já citadas, é possível ver ipês-roxos, pau-ferro e figueiras.
 

Corredor
 

Por meio de nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que recebeu a avaliação do Comppac e que adequará o projeto conforme as necessidades.
 

A construção do corredor de ônibus na via ficará a cargo da DGB Engenharia e Construções LTDA. As obras, que também serão realizadas nas avenidas Maurílio Biagi e Presidente Kennedy, foram orçadas em R$ 29,9 milhões.
 

Interdição
 

A partir de terça-feira (20), a aça de acesso da avenida Francisco Junqueira com a aCostábile Romano será interditada para o início das obras. Por conta da interdição, a Transerp aponta como alternativa o seguinte trajeto:
 

  • Virar à direita na travessa José Guerre, à esquerda na rua dos Catetos, e depois à direita para acessar a pista Bairro/Centro da avenida Dr. Francisco Junqueira e seguir ao destino desejado.

LEIA MAIS

Carrapato-estrela: Como se proteger em viagem para zona rural
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -