- Publicidade -
PoliticaCaso Duda ganha novo capítulo na Câmara de Ribeirão Preto

Caso Duda ganha novo capítulo na Câmara de Ribeirão Preto

Justiça de Ribeirão Preto negou pedido da vereadora para que investigação na Câmara fosse arquivado

- Publicidade -

Vereadora Duda Hidalgo (PT) (Foto: Divulgação/Câmara Ribeirão Preto)
Vereadora Duda Hidalgo (PT) (Foto: Divulgação/Câmara Ribeirão Preto)

 
A denúncia contra a vereadora Duda Hidalgo (PT) por suposto uso irregular do carro oficial da Câmara de Ribeirão Preto ganhou um novo capítulo. Isso porque, a Justiça de Ribeirão Preto negou um pedido da vereadora para que o processo fosse arquivado. 

LEIA MAIS – Câmara de Ribeirão barra processo de cassação contra Zerbinato
 
A investigação no Legislativo está suspensa desde o dia 15 de fevereiro, quando o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acatou uma liminar para suspender a tramitação da investigação contra Duda.  

- Publicidade -

Na ocasião, o tribunal considerou que a apuração no Conselho de Ética já estava em fase final e poderia tomar decisão desfavorável à manutenção do mandato, enquanto a Justiça de primeira instância ainda analisava o pedido para o impedimento do prosseguimento da investigação.  

No pedido, Duda Hidalgo alega que a Câmara de Ribeirão Preto determinou o envio da denúncia da coordenadoria jurídica do Legislativo de forma “autocrática” sem que a leitura inicial ocorresse perante o plenário. Ela também questionou o rito da investigação no Conselho de Ética.  

A defesa da parlamentar ainda solicitou a suspensão do processo administrativo e a decretação da nulidade do processo que tramita no Conselho de Ética. No dia 8 de fevereiro, a juíza Luísa Helena Carvalho Pita, da 20ª Vara da Fazenda de Ribeirão Preto, indeferiu o pedido.  

Já no julgamento definitivo da ação, a magistrada considerou que no andamento da investigação no Conselho de Ética “foi observado o contraditório e a ampla defesa”.  

Por isso, o pedido de Duda para arquivamento da investigação na Câmara foi extinto sem resolução de mérito e o mandado de segurança negado.  

- Publicidade -

Outro lado
 
Procurada pela reportagem, a assessoria de Duda Hidalgo afirmou que a vereadora ainda não foi notificada da decisão e que aguarda esse procedimento para pensar nos próximos passos. Ela nega as acusações e afirma que sofre perseguição política.  

A reportagem também procurou membros do Conselho de Ética, que informaram que vão aguardar a comissão ser notificada sobre sentença e, após isso, o conselho deve se reunir para que uma decisão seja tomada.  

Já a coordenadoria legislativa, responsável pelo assessoramento do Conselho de Ética, informou que a Câmara ainda não foi intimada da decisão.

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -