Aguarde...

Política

Eleição: E-Título deve ser utilizado para justificar ausência

App tem dispositivo de geolocalização e facilita a vida dos eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia 15 de novembro

| ACidadeON/Ribeirao

  

Aplicativo e-Título substitui o documento de papel (Reprodução / ACidade ON)

O eleitor que estiver fora de seu município no dia 15 de novembro, data do primeiro turno das eleições municipais, fará sua justificativa por meio do aplicativo e-Título. O app contará com o sistema chamado Justifica Brasil que, por meio de recurso de geolocalização, detectará se o eleitor não está, de fato, na cidade onde deveria votar.

O e-Título é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta acessar a loja de apps do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor (clique aqui).

A Justiça Eleitoral de São Paulo decidiu não instalar mesas receptoras de justificativa nos locais de votação. A medida tem como principal objetivo evitar eventuais aglomerações que são prejudiciais ao distanciamento social necessário devido à pandemia do novo coronavírus.


Depois das eleições

Os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência no dia das eleições terão 60 dias após o dia da votação para apresentar à Justiça Eleitoral os motivos da falta.

Nessa circunstância, o eleitor faltoso deverá utilizar o sistema Justifica, disponível na internet e também no e-Título. É importante que o eleitor não confunda os sistemas. O Justifica Brasil pode ser utilizado apenas no dia da votação e contém recurso de geolocalização.

Já o Justifica vale para quem justificar a ausência nos 60 dias após a eleição e deve ser usado até dia 14 de janeiro de 2021, para o caso de falta no primeiro turno, e até dia 28 de janeiro de 2021, para o caso de falta no segundo turno. 
 
 
Quer saber mais sobre o e-Título? -> Clique aqui e saiba todas as funções dele

Mais do ACidade ON