Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Projeto Olho de Águia completa dez anos em Ribeirão Preto

Centro da cidade é monitorado por 24 câmeras; casos de roubo e furto de veículos vêm caindo nos últimos anos

| ACidadeON/Ribeirao

Micaela Lepera
As estatísticas criminais da SSP-SP mostram que os casos de furto de veículo diminuíram 33% de 2015 para 2016 (Foto: Micaela Lepera / A Cidade)

 

A Prefeitura de Ribeirão Preto, a 1ª Companhia da PM (Polícia Militar) e a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) comemoraram, na manhã desta sexta-feira (24), os dez anos do projeto de monitoramento "Olho de Águia", que funciona 24 horas por dia no Centro da cidade.

VEJA VÍDEO

No ano passado, o 1º DP (Distrito Policial), que abrange a região central, registrou apenas uma ocorrência de homicídio doloso, de acordo com os dados são da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo).

As estatísticas criminais da SSP-SP também mostram que os casos de furto de veículo diminuíram 33% (de 168 para 112) de 2015 para 2016 e os casos de roubo de veículo apresentaram redução de 20% (de 20 para 16) no período de um ano.

"Nós temos o Centro mais seguro do interior do Estado", afirma o capitão da PM Paulo Henrique Junqueira de Carvalho.

Atualmente, 24 câmeras, sendo 13 digitais e 11 analógicas, integram o Olho de Águia. E a intenção é expandir o projeto para as avenidas Saudade, Coronel Quito Junqueira, Dom Pedro I, Caramuru e Monteiro Lobato, além da rua Capitão Salomão.

"Essas câmeras vão se somar às câmeras do projeto Guardião, que serão instaladas nas entradas da cidade. Com leitura OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), as câmeras vão ler as placas dos veículos para saber se estão licenciados e se são frutos de roubo", afirmou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Segundo o presidente da Acirp, Antonio Carlos Maçonetto, as câmeras inibem a ação dos criminosos. "As câmeras trazem mais segurança para a população", disse. "O Centro é histórico em toda cidade. Em Ribeirão Preto, nós temos que revitalizar o Centro, dando mais segurança e promovendo mais eventos", completou.

A prefeitura deve R$ 180 mil à Acirp. De acordo com Nogueira, a prefeitura vai pedir um desconto da dívida. "Vamos estabelecer com eles um compromisso, mesmo que com muita dificuldade, para retomar essa contrapartida que a prefeitura faz para o Olho de Águia para manter o funcionamento adequado das câmeras e a sua manutenção", destacou o prefeito.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON