- Publicidade -
EconomiaBares e restaurantes de Ribeirão cobram indenização por fechamento na pandemia

Bares e restaurantes de Ribeirão cobram indenização por fechamento na pandemia

Ação da Abrasel que cobra indenização do Governo de São Paulo e da Prefeitura de Ribeirão Preto deu entrada no STF na última semana

- Publicidade -

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) cobra uma indenização do Governo de São Paulo e da Prefeitura de Ribeirão Preto por conta do fechamento dos estabelecimentos nos momentos mais agudos da pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021. O caso deu entrada no STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada.

A Ação Civil Pública com o pedido de indenização por perdas e danos começou a tramitar, inicialmente, na Justiça de São Paulo, e também engloba outros municípios abrangidos pela entidade.

- Publicidade -

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) já julgou improcedente o pedido dos empresários. Os estabelecimentos também recorreram da decisão no STJ (Superior Tribunal de Justiça), e a ação também foi negada.

O diretor executivo da Abrasel Alta Mogiana, que abrange Ribeirão Preto e outros municípios da região, Vinicius Iozzi, afirma que os empresários não questionam as medidas sanitárias impostas na pandemia, mas a falta de benefícios para os estabelecimentos afetados com os fechamentos.

“O Brasil não deu retorno para o nosso setor. Não questionamos as medidas, mas é uma questão de justiça, porque outros setores tiveram incentivos”, disse. “É um processo de reparação, porque fomos obrigados a demitir funcionários e não tivemos nenhum incentivo ou isenção de impostos”.

Vinicius ainda afirma que as empresas seguem no negativo, por conta dos reflexos da pandemia e que a recuperação ainda deve demorar cinco anos. “A situação ainda é crítica”, relata. Ela acredita que o processo é difícil e deve demorar para ser julgado.

Em 2022, o Governo de São Paulo diminuiu a cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para bares e restaurantes, de 3,69% para 3,2%. A ação não define um valor para indenização, caso seja concedida, já que os empresários terão que calcular os prejuízos que tiveram durante a pandemia.

- Publicidade -

Outro lado

O Governo de São Paulo informou que vai aguardar o entendimento do STF sobre o caso e lembrou que o pedido de indenização já havia sido negado pelo TJ-SP e pelo STJ. A Prefeitura de Ribeirão Preto também foi procurada, mas não se manifestou até a publicação da matéria.

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

LEIA MAIS

IPA Day, Fábio Porchat e teatro: Opções de lazer em Ribeirão no fim de semana 

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -