Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Rua fica coberta de "santinhos" na zona Oeste de Ribeirão Preto

Prática foi desaprovada por eleitora em frente ao quarto maior colégio eleitoral de Ribeirão Preto; veja fotos

| ACidadeON/Ribeirao

Colégio eleitoral fica "coberto" de santinhos (Foto: Júlia Fernandes/ACidade ON)
 

Sem denúncias de "boca de urna" ou problemas relacionados ao sistema eletrônico até o momento, o que não tem faltado nas ruas de Ribeirão Preto, neste domingo (15), são os famosos "santinhos" de vereador. 

Nos quatro colégios eleitorais visitados pelo ACidade ON até a publicação desta matéria, todos estavam com as calçadas cobertas de papel com os rostos dos candidatos - a Escola Estadual Amélia dos Santos Musa, então, mais ainda.  

Por ser o quarto maior local de votação da cidade, com 7.519 títulos cadastrados, o quarteirão da zona Oeste foi alvo de distribuição nos dias anteriores.  

Ana Lúcia Coutinho, de 71 anos, não aprova a iniciativa. "Acho um desperdício. As pessoas já tiveram tempo para vir com o voto na cabeça", afirma a aposentada.

Lei eleitoral  

A prática, apesar de nada ambiental, é permitida pelo Código Eleitoral. Apenas a distribuição durante o horário de votação que torna-se crime.  

De acordo com a lei, fica proibida a tentativa de cooptar os votos, fazer aglomeração de pessoas com vestuário de campanha, bandeiras, broches ou carros de som. Uso de alto-falante e amplificador também são características passíveis de autuação.  

Além disso, "violar ou tentar violar o sigilo do voto" consta em destaque no artigo 312 da Lei número 4.737/1965 como infração.  



Mais do ACidade ON