Publicidade

politica

Confira como foi o último debate antes do 2º turno em Ribeirão

Veja o resumo do debate para Prefeitura de Ribeirão Preto entre Duarte Nogueira e Suely Vilela, transmitido pela EPTV

| ACidadeON/Ribeirao -

Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB) participaram do debate da EPTV (Foto: reprodução/EPTV)
 
O candidato à reeleição, Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB), participaram do debate da EPTV, na noite desta sexta-feira (27), o último encontro entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Ribeirão Preto antes do segundo turno das eleições 2020, que acontece no próximo domingo (29).  

CLIQUE AQUI E CONFIRA A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2020
 
Durante 55 minutos, Nogueira e Suely discutiram propostas para a próxima gestão em Ribeirão Preto, passando por Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Cultura, entre outros. Confira os destaques que os postulantes ao Palácio do Rio Branco disseram ao longo do programa.  

1º Bloco
 

Desenvolvimento econômico:
 
Suely Vilela: "O grande desafio do próximo prefeito é buscar o equilíbrio financeiro dos cofres da prefeitura. E nós vamos fazer isso investindo em desenvolvimento econômico. Nós vamos criar uma secretaria de Desenvolvimento, elaborar um plano estratégico que vai propor ações em todos os segmentos, os diferentes segmentos da economia, mas nós vamos estimular, particularmente, o turismo, as empresas de bases tecnológicas, pequeno e microempresário, atrair empresas para Ribeirão".  

Saúde:
 
Duarte Nogueira: "Quando eu assumi a prefeitura, nós tínhamos 42 equipes de Saúde da Família, hoje tem 51. Eu só não pude aumentar mais, porque as equipes precisam de médicos concursados e nós tínhamos problemas de receita. Faltou dinheiro e a Lei de Responsabilidade Fiscal nos impediu, e não pode ser médico temporário. A exigência da Saúde da família é médico concursado, generalista. [...] Com orçamento mais tranquilo para o ano que vem, nós vamos poder ampliar as equipes".  

2º Bloco  

Cultura e patrimônio
 
Duarte Nogueira: "Nós conseguimos durante o nosso governo, botar pra funcionar o Fundo Municipal de Cultura, está regulado, você pode receber recursos de outras fontes para poder financiar a parte de fomento, produção e também a parte do patrimônio. Com isso, você também cria condições para economia criativa. Reformamos os nossos teatros, estamos reformando os nossos museus. Entregaremos até o final do ano a Praça XV de Novembro, a Praça Carlos Gomes e a Praça Barão do Rio Branco, que são praças tombadas pela nossa cidade".  

Educação e vagas nas creches  

Suely Vilela:
 "Atualmente, nós temos 3,1 mil crianças na fila das creches. E o outro desafio é o nível de aprendizagem das crianças. Nós também vamos investir na infraestrutura das salas de aula, climatização das salas, segurança, vamos contratar professores [...]. Vamos oferecer cursos de capacitação pra esses professores. E também vamos implantar complementação pedagógica, um programa intensivo para com ensino remoto e também com a criação de polos presenciais em pontos estratégicos para melhorar a aprendizagem das crianças".   
 
Suely Vilela (PSB) e Duarte Nogueira (PSDB) participaram do debate da EPTV (Foto: Érico Andrade)


3º Bloco  

Economia
 

Suely Vilela:
 "Ribeirão Preto está no centro da região metropolitana. A região metropolitana agrega cerca aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, é uma região muito rica, principalmente no agronegócio. Então, é estratégico esse trabalho conjunto e o fortalecimento da região metropolitana [...]. Ribeirão Preto tem um papel fundamental na construção de parcerias nas diferentes áreas, nos diferentes setores. O turismo pode ser muito bem explorado para que possamos realmente aumentar ainda mais a arrecadação dos vários impostos".  

Segurança nas escolas  

Duarte Nogueira: "
Nas nossas 109 escolas, instalamos duas mil câmeras para poder proteger as nossas crianças, os nossos professores, o quadro de apoio e proteger do vandalismo. Quando eu assumi a prefeitura, apenas três escolas, 109 escolas tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro, hoje são 62. Nós construímos 15 novas escolas, estamos abrindo 6,4 mil vagas para creche, pré-escola e ensino fundamental. Três dessas nós já entregamos, mais cinco vão ser entregues e mais duas antes do começo do ano letivo e as demais durante o 1º semestre".  

Considerações finais 

Duarte Nogueira: "Ribeirão Preto não pode parar. Ribeirão Preto não pode ser um laboratório. É uma das 20 cidades mais importantes do nosso país. Precisa ter uma gestão profissional de gente preparada. Que conheça os contatos, não só da cidade, mas de toda a região e de Brasília e de São Paulo. Não pode fechar as portas para poder conseguir recursos e investir na pessoa, no ser humano, principalmente na educação pública, na saúde do SUS, boa infraestrutura de mobilidade urbana".  

Suely Vilela: "A nossa é uma proposta de um governo sério. De um governo com gestão profissional, planejamento e gestão de qualidade. Sei como fazer. Fui reitora da USP. Administrei um orçamento que é o dobro do orçamento da prefeitura. Mas, para isso, eu preciso de contar com a sua confiança. Este é o momento da mudança. Vamos mudar. Vamos criar uma Ribeirão Preto sustentável, mais inteligente, mais criativa, mais educadora e mais humana. E este é o momento".

Mais notícias


Publicidade