Quatro candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto participaram do debate promovido pela EPTV na noite desta quinta-feira (3), que se estendeu até o começo da madrugada de sexta-feira (4). O debate foi mediado pelo jornalista Guilherme Nali.
Os quatro candidatos – André Trindade (União), Jorge Roque (PT), Marco Aurélio (Novo) e Ricardo Silva (PSD) – possuem representatividade no Congresso Nacional.
O debate teve quatro blocos e as perguntas foram feitas de candidato para candidato. Dois blocos tiveram perguntas de tema livre e dois blocos foram compostos por perguntas de tema determinado.
Confira os principais pontos abordados pelos candidatos
1º bloco – tema livre
Saúde
- Ricardo Silva (PSD) – “Teremos sim o novo HC, tanto é que nessa segunda-feira que passou, dia 30 de setembro, o projeto executivo foi entregue para o superintendente do hospital, professor Ricardo Cavalli”.
Economia
- Jorge Roque (PT) – “Vamos dialogar para compensar as perdas que esses comerciantes tiveram. Nós precisamos que o comércio de Ribeirão funcione. Boa parte das empresas de Ribeirão são de pequeno porte, nós precisamos ter política para isso”.
- Marco Aurélio (Novo) – “Temos que ter um compromisso na gestão pública de fornecer subsídios para quem produz. O pequeno empreendedor, o médio, pequena empresa, grande empresa e trazer mais empresas”.
- André Trindade (União) – “Comerciantes vão realmente voltar a investir na Dom Pedro, pois é uma avenida nova que tem piso tátil, calçada nova, pontos de ônibus novos, tubulação novas, galerias novas”.
2º bloco – tema determinado
Saúde
- Ricardo Silva (PSD) – “Eu vou reabrir a UBDS Central, transferir o atendimento de saúde mental para um lugar muito maior, muito mais aconchegante, com 37 leitos”.
Segurança pública/ Carga Municipal
- Jorge Roque (PT) – “É muito pouco [guarda] para uma cidade do tamanho de Ribeirão. Nós estamos propondo dobrar o efetivo da guarda municipal”.
Habitação
- André Trindade (União) – “Vamos fazer um programa de regularização fundiária. São 104 núcleos de submoradias. Desses 104 núcleos, 53 é passível de regularização”.
Infraestrutura
- Marco Aurélio (Novo) – “Existe o StormTech uma tecnologia nova para fazer a microdrenagem com eficiência e rápido, não demorar essas obras e liberar a cidade para prosperidade”.
3º bloco – tema livre
Educação
- Ricardo Silva (PSD) – “Para construir uma creche nova custa em média R$ 7,4 milhões, para fazer uma ampliação é na casa de R$ 1,4 milhão”.
Habitação
- Marco Aurélio (Novo) – “A cidade precisa oferecer um plano de habitação consistente para pessoas em baixa renda”.
Saneamento básico
- Jorge Roque (PT) – “Vamos recriar o Daerp e reequipá-lo, porque isso é fundamental para termos uma água de qualidade em Ribeirão”.
Meio ambiente
- André Trindade (União) – “Vamos fazer replantio, cuidar das nossas APPs e incentivar a iniciativa privada a fazer também esses investimentos”.
4º bloco – tema determinado
Lazer e cultura
- Jorge Roque (PT) – “A cultura foi muito desprestigiada nesses últimos anos. Para dar um exemplo, no último ano foi gasto 0,6% somente do orçamento da cidade com cultura”.
Sustentabilidade e meio ambiente
- Ricardo Silva (PSD) – “Meio ambiente é uma ação do poder executivo e eu sou candidato a prefeito de Ribeirão Preto para botar o horto florestal para funcionar”.
Saneamento básico
- Marco Aurélio (Novo) – “Substituir essas redes que estão precárias, através de métodos sofisticados e levar a água com planejamento de desenvolvimento e de reservatório para chegar até a população”.
Educação
- André Trindade (União) – “Vamos fazer a primeira clínica escola de crianças com transtorno do espectro autista, nós vamos aumentar a educação especial”.
SAIBA MAIS
Eleições 2024: Celulares são proibidos no momento da votação; Entenda
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
X vai pagar as multas, mas quando voltará a operar no Brasil?