O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na última sexta-feira (2) a criação de mais 12 Institutos Federais de educação no Estado de São Paulo. O presidente confirmou algumas cidades que receberão o instituto, mas ainda não anunciou a implantação do campus em Ribeirão Preto.
Entre as unidades confirmadas, estão as de Santos e São Vicente, na Baixada Santista, e em Diadema e Mauá, no ABC Paulista. Na próxima semana, em agenda no Rio de Janeiro, serão anunciadas mais 100 unidades no País.
Lula defendeu que esses instrumentos sejam utilizados para desenvolver a economia local. Na região de Ribeirão Preto, já existem Institutos Federais em Sertãozinho e Barretos.
Projeto em Ribeirão Preto
Desde 2014, ainda na gestão da ex-prefeita Dárcy Vera, é prometida a implantação de um Instituto Federal em Ribeirão Preto. Na ocasião, a prefeitura chegou a disponibilizar o terreno da antiga Cianê para construção de um campus. Contudo, o projeto não foi para frente.
Já em 2023, as discussões para criação de um Instituto Federal em Ribeirão Preto voltaram, e o município já disponibilizou um imóvel na rua Wladimir Pinto Ferraz, 250, no Parque Ribeirão Preto, para o funcionamento da unidade.
O local já conta com salas de aula, laboratórios e tem capacidade para atendimento de 600 alunos. Além disso, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), afirma que o projeto de construção de um campus na Cianê segue nos planos.
No ano passado, o Ministério da Educação publicou um comunicado com informações sobre a instalação de um Instituto Federal em Ribeirão Preto, no qual informa que a expectativa é que a unidade possa estar funcionando no segundo semestre de 2024.
SAIBA MAIS
Inmet prorroga alerta de chuvas intensas no interior de SP; Veja os locais
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Monstro: quem o Anjo colocou no castigo do BBB 24?