Aguarde...

Especial Névio Archibald

Eleições: Candidatos de Ribeirão se afastam da TV e do rádio

Em 2020, a disputa eleitoral municipal foi remarcada por conta da pandemia do novo coronavírus; Confira os prazos

| ACidadeON/Ribeirao


Primeiro turno acontece no dia 15 de novembro (Foto: Weber Sian/A Cidade - 19/08/2016)
 
Com a mudança da data das eleições municipais 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu na última semana o novo cronograma para a disputa.  

Lembrando, que o pleito está marcado para o dia 15 de novembro e, caso necessário, o segundo turno em Ribeirão Preto para definição do prefeito, deverá ocorrer no dia 29 de novembro.  
 

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
 
A nova resolução foi aprovada pelo TSE na última quinta-feira (13). As principais datas são:  
 

Saindo de cena
 
Desde o último dia 11 de agosto, os interessados em entrar na disputa não podem mais apresentar ou fazer comentários em emissoras de rádio e de televisão.  
 

Escalação
 
Entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro deverão ser realizadas as convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. Neste ano, as convenções podem ser feitas de forma virtual.  

O dia 26 de setembro é último para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro dos candidatos.  
 

Começa o jogo
 
No dia 27 de setembro vai ser liberada a propaganda eleitoral, inclusive pela internet.  
 

Na tela
 
Entre os dias 9 de outubro e 12 de novembro acontece o período da veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno.   
 
Palácio Rio Branco, sede do Executivo de Ribeirão Preto (Foto: Arquivo / ACidade ON)

Fim de papo
 
Já o dia 13 de novembro é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno.  

E no dia 14 de novembro é a data limite para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som (entre 8h e 22h), distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata (até as 22h). 


Dia das escolhas
 
Primeiro turno - 15 de novembro: Em Ribeirão Preto serão escolhidos 22 vereadores e o prefeito para a próxima gestão do município.
Caso nenhum candidato ao cargo de chefe do executivo consiga mais de 50% dos votos, o segundo turno está marcado para o dia 29 de novembro.  
 

Conferindo
 
O dia 15 de dezembro marca o último dia para entrega, por candidatos e partidos, das prestações de contas referentes ao primeiro e segundo turnos.  

Já no dia 18 de dezembro é o final do prazo para diplomação dos eleitos. 


MAIS

Ribeirão ganha 6,4 mil votantes para eleições de 2020
 
Nogueira anuncia o fim das lives de atualização da covid-19


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON