Aguarde...

Especial Névio Archibald

Políticos ignoram fase vermelha e posse será presencial

Posse do prefeito de Ribeirão Preto, do vice e dos 22 vereadores eleitos acontece no dia 1º de janeiro de 2021

| ACidadeON/Ribeirao

(Foto: Aline Pereira/Câmara de Ribeirão)
 

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto informou que, mesmo na fase vermelha do Plano São Paulo no dia 1º de janeiro, a posse do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do vice Daniel Gobbi (PP) e dos 22 vereadores eleitos para a próxima Legislatura será presencial.  


CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA
 

A medida vai na contramão da adotada pelo Legislativo no início da pandemia do novo coronavírus (covid-19). No dia 24 de março, o Legislativo ribeirão-pretano teve pela primeira vez na história uma sessão realizada por videoconferência, com todos os vereadores participando dos trabalhos em casa ou em seus gabinetes.  


A medida perdurou até o início de junho, quando a região de Ribeirão Preto avançou para fase laranja do Plano São Paulo. Contudo, voltou a ser adotada semanas depois, em razão do recuo de Ribeirão Preto para a fase vermelha, desta forma até agosto, quando a região avançou novamente no plano de contenção da pandemia.  


Segundo a coordenação administrativa da Câmara, a posse presencial é necessária em razão de alguns procedimentos que precisam ocorrer de forma presencial. Por exemplo, os eleitos precisam assinar o livro de posse na Casa de Leis.  


Contudo, a sessão não contará com a presença de público e sem convidados. Além disso, os veículos de imprensa precisam solicitar a autorização para o Legislativo, para que seja feito um cadastro dos profissionais que forem trabalhar na cobertura do evento.  


Posse virtual
 

Em alguns municípios como Campinas, a posse do prefeito e dos vereadores eleitos será de forma virtual. A medida foi adotada por conta da fase vermelha do Plano São Paulo entre os dias 1° e 3 de janeiro em todo o estado.  


No plenário, estará presenta apenas a vereadora que irá presidir a sessão e os parlamentares que fazem parte da Mesa Diretora.
 

Leia mais: 
Ribeirão Preto vai acatar fase vermelha nos feriados
 

Região de Ribeirão Preto volta à fase amarela nesta segunda




Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON