Publicidade

politica

Após vereadores sem máscara na sessão, Mesa reforça protocolo

Ao menos três parlamentares foram filmados pela TV Câmara Ribeirão fazendo o uso da palavra sem a máscara que protege contra a covid-19

| ACidadeON/Ribeirao -

 
 
 

Vereadores sem máscara na sessão desta terça (Imagem: Reprodução)
Na sessão da Câmara de Ribeirão Preto desta terça-feira (26), ao menos três vereadores fizeram uso da palavra sem estar com máscara. A proteção previne a disseminação do novo coronavírus. 
 
A TV Câmara mostrou Isaac Antunes (PL) sem a máscara em um debate sobre um projeto apresentado pela vereadora Duda (PT). Igor Oliveira (MDB) também apareceu sem a proteção instantes depois. Igor, no entanto, chegou a pedir licença para se manifestar ao microfone sem a máscara. 
 
Na sequência, na leitura das matérias que deram entrada na Câmara, o vereador Matheus Moreno (MDB) também apareceu sem a máscara. Segundo o presidente da Casa de Leis, Alessandro Maraca (MDB), o equipamento de proteção faz parte do protocolo sanitário vigente no Legislativo. 
 
Em contato com a coluna, Maraca ressaltou que ele utiliza a máscara e sempre recomenda aos colegas que também utilizem. O Câmara já está recebendo público, por isso, o plenário não é um ambiente ocupado apenas pelos vereadores. 
 
"O cerimonial é orientado a agir imediatamente solicitando a recolocação da máscara quando ela é retirada. A Câmara cumpre todos os protocolos e vou pessoalmente circular mais uma vez uma nota com esses protocolos", informou Maraca. 
 
Mesmo com o presidente da Câmara reforçando os protocolos, a coluna conversou com alguns funcionários do Legislativo que disseram que não é incomum ver pessoas sem máscara dentro da Casa de Leis.
 
A reportagem questionou os três vereadores que retiraram a máscara na sessão de ontem. Igor Oliveira e Matheus Moreno informaram que seguem os protocolos sanitários e ressaltaram o uso de biombos entre os vereadores (veja a posição dos dois logo abaixo). O vereador Isaac Antunes foi procurado duas vezes, na primeira oportunidade estava em uma reunião e na segunda não foi localizado. Se ele se posicionar, a reportagem será atualizada. 
 
Posição do vereador Igor Oliveira: 
"No início da minha fala, peço licença e permissão a todos meus pares e ao público que estava presente. No local que eu estava existe o distanciamento para outros parlamentares, a proteção de acrílico e o álcool em gel. Consequentemente, não ofereci nenhum risco às pessoas no momento em que tirei a máscara. Na gravação ainda é possível ver que, ao terminar o meu discurso, imediatamente, coloca a máscara novamente. Seguimos respeitando todos os protocolos e como sempre digo e afirmo: vacina sim!". 
 
Posição do vereador Matheus Moreno: 
"Os vereadores em sessão no plenário mantêm o distanciamento com a proteção de biombos e uso de máscara, além de outros protocolos de proteção estipulados pela Câmara, os quais acho fundamentais ainda que a vacinação esteja atingido boa parte da população e parlamentares. Contudo, ressalto que a falta da máscara na sessão passada, apenas durante a leitura das matérias, foi pontual e continuarei mantendo todos os cuidados e boas práticas".
 
Câmara de Ribeirão Preto ( Foto: Marcelo Fontes)

Mais notícias


Publicidade