
Um terreno ao lado da antiga área da Cianê, em Ribeirão Preto, vai virar um condomínio de casas. A coluna apurou que uma construtora vai fazer o lançamento do empreendimento no local ainda no primeiro semestre de 2022.
No vazio urbano deverão ser construídas 350 casas, de acordo com a construtora Terramaris. O empreendimento fica localizado entre as avenidas Marechal Costa e Silva e Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), ao lado do Tenda Atacado, próximo da região Central.
Prazo
De acordo com a construtora, o condomínio deve demorar 30 meses para ser entregue para os compradores. Cada casa terá o tamanho de 50 metros quadrados e ainda não há informações sobre valores, por conta de trâmites burocráticos que ainda estão em andamento.
Antiga Cianê
No terreno ao lado funcionou a Indústrias Matarazzo, que posteriormente foi vendida para Cianê. Mas as atividades foram encerradas ainda nos anos 1990 e, desde então, o terreno tem sofrido com o vandalismo e com a degradação.
Em nota enviada para a coluna, a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, informou que estão sendo realizadas discussões sobre a possível utilização do espaço para a implantação de equipamentos públicos municipais ou a realização de parcerias com a iniciativa privada.
Promessas
Em 2010, a área construída do terreno foi tombada e recebeu promessas de revitalização, como a instalação de uma unidade do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) ou de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia).
Contudo, os projetos não foram para frente. Em 2019, a reportagem do acidade on esteve no local e constatou um verdadeiro lixão a céu aberto - veja as imagens abaixo.