- Publicidade -
PoliticaNévio ArchibaldPontes e passarelas de Ribeirão Preto não são vistoriadas desde 2020

Pontes e passarelas de Ribeirão Preto não são vistoriadas desde 2020

Desde 2020, pontes de Ribeirão Preto não são vistoriadas; especialista afirma que inspeção deveria acontecer a cada ano

- Publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que as pontes da cidade não são vistoriadas pelos engenheiros da Administração Municipal desde 2020. Segundo especialista ouvido pelo acidade on Ribeirão, a inspeção deveria ser anual.

A informação sobre as vistorias das pontes foi obtida pela coluna por meio da Lei de Acesso à Informação.

- Publicidade -

De acordo com o documento assinado pelo engenheiro Luiz Evandro Villela e pelo diretor do Departamento de Manutenção, Arlindo Antônio Sicchieri Filho, o município realizou cerca de 120 relatórios de vistorias.

Ponte interditada

Na semana passada, a ponte entre a rua Aliados e a Via Norte (avenida Eduardo Andrea Matarazzo) precisou ser interditada por conte de danos no asfalto após uma forte chuva que atingiu a cidade. Após reparo, a estrutura já foi liberada para o tráfego de veículos.

Falha na conservação

O engenheiro Luís Oranges, diretor da Aeaarp (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto), explica que as vistorias em pontes deveriam ocorrer de forma regular, conforme a norma 9.452 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A norma especifica quatro tipos de inspeção: cadastral (quando a obra é concluída), rotineira (a cada ano), especial (com mais detalhes e realizada a cada cinco anos) e extraordinária (em decorrência de fenômenos climáticos ou impactos com veículos).

“Nós temos tecnologia muito boa, avançadíssima, só que falhamos um pouco na parte de conservação”, acredita. “Isso tem que receber mais atenção”, afirma o engenheiro.

- Publicidade -

Situação das pontes

Além disso, no documento enviado à coluna, a prefeitura anexou a vistoria realizadas nas passarelas:

– da avenida Francisco Junqueira com a rua Lavínia

– da avenida Francisco Junqueira com a rua Regina

– da Maurílio Biagi com a rua Platina

E nas pontes:

– da avenida Francisco Junqueira com a avenida Plínio de Castro Prado

– da avenida Maurílio Biagi, altura do número 281

– da avenida Fábio Barreto com a rua Alagoas

Os relatórios apontam que os equipamentos estavam em bom estado, embora apresentassem a necessidade de limpeza, danos nas barras metálicas das laterais ou pintura.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a Secretaria da Infraestrutura informou que as vistorias são realizadas conforme demanda e quando é identificado algum risco. “O local é imediatamente interditado para providencias para o reparo, assim como aconteceu na ponte da Via Norte, por exemplo”, conclui.

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -