O ex-prefeito de Ribeirão Preto Welson Gasparini morreu nesta segunda-feira (4), aos 87 anos. Gasparini nasceu em Batatais em 1º de dezembro de 1937, filho de Victório Gasparini e Deolinda Breguerilli. Além de político, também foi jornalista, radialista, professor e advogado.
De acordo com a Unimed Ribeirão Preto, o ex-prefeito estava internado desde o dia 16 de fevereiro, para tratamento de agravamento de quadro clínico. O falecimento se deu por causas naturais.
“A Unimed Ribeirão Preto expressa as mais sinceras condolências aos familiares e amigos”, informa o hospital. Gasparini passou por um cateterismo e uma angioplastia, por conta de problemas cardíacos.
As homenagens serão realizadas na sala 1 VIP do Velório da Paz, que fica na avenida das Lágrimas, 245, a partir das 18h, e seguem até às 23h, desta segunda-feira.
A cerimônia será retomada às 6h30 de terça-feira (5), e seguem até as 14h. Em seguida, o corpo do ex-prefeito será sepultado no cemitério Bom Pastor.
Carreira
Welson Gasparini começou a carreira no jornalismo pelo extinto Diário de Notícias, onde entrevistou o então governador de São Paulo e futuro presidente da República Jânio Quadros, e foi locutor da rádio ZYR79, de Ribeirão Preto, onde entrou através de um concurso.
Já na política, Gasparini iniciou a carreira política em 1960, quando foi eleito vereador em Ribeirão Preto pelo PDC com 737 votos. Seguiu no cargo até 1964, quando assumiu a Prefeitura de Ribeirão Preto, com apenas 26 anos, pelo Arena.
Ele chegou ao segundo mandato como prefeito em 1973 e seguiu na função até 1977. Nas duas primeiras vezes em que ele foi chefe do Executivo, foi sucedido por Antônio Duarte Nogueira, pai do atual prefeito de Ribeirão Preto.
Já em 1989, Gasparini assumiu a prefeitura pela terceira vez e, na ocasião, ele estava filiado ao PDC. O quarto e último mandato como prefeito de Ribeirão Preto de Welson Gasparini aconteceu entre 2005 e 2008, pelo PSDB, tornando-se o político que mais vezes foi chefe do Executivo de Ribeirão Preto, somando 17 anos no total.
Ele também foi deputado federal entre 1995 e 1999, quando foi vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados. Já na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Gasparini foi deputado estadual por três mandatos, entre 1971 e 1975, 2011 e 2015 e 2015 e 2019, quando se aposentou da política partidária.
Família
Gasparini foi casado com dona Auri Stella Menna Barreto e teve quatro filhos, o ex-vereador Welson Gasparini Júnior, a professora Luciana e os gêmeos Marcelo e Maurício, que atualmente é vereador pelo União.
SAIBA MAIS
Agência reguladora de Ribeirão abre processo seletivo com salários de R$ 10 mil
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
IR 2024: Quando começa a declaração?