17 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Vai ter tsunami no Rio de Janeiro?

Vídeo que viralizou na internet afirma que o Rio de Janeiro vai enfrentar o maior tsunami da história em três meses

Vídeo que viralizou na internet afirma que o Rio de Janeiro vai enfrentar o maior tsunami da história em três meses. (Foto: Reprodução/Freepik)

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta uma catástrofe causada pelas fortes chuvas que assolam o estado desde o dia 29 de abril, um vídeo sobre uma possível nova calamidade tem gerado tensão nas redes sociais. Isso porque nele uma suposta vidente afirma que o Rio de Janeiro vai enfrentar o “pior tsunami” da história em três meses. 

“Rio de Janeiro aguardem, em três meses e vocês vão ver o que eu estou falando. Não querem acreditar em mim não, não tem problema. Eu sou uma mensageira da Luz, eu sou. Tu acha que não? Não posso fazer nada não”, diz a vidente. “Mas eu vou te dizer uma coisa, o maior tsunami da história está se aproximando.”

Vai ter tsunami no Rio de Janeiro? 

Não há qualquer indício científico de que vá ter um tsunami no Rio de Janeiro em três meses.

LEIA TAMBÉM

Gramado tem prejuízo milionário após enchentes; veja

Conab reduz projeção para safra de grãos 2023/24

- Publicidade -

Tem tsunami no Brasil? 

É muito improvável que ocorram tsunamis no Brasil. Isso porque a parte do Oceano Atlântico que cerca o território brasileiro não tem falhas tectônicas relevantes, onde os abalos sísmicos são registrados. Para se ter uma ideia, de todos os tsunamis registrados entre 1900 e 2020, apenas 8% aconteceram no Atlântico e nenhum deles foi no Brasil. 

Entretanto, de acordo com o portal Oceano para Leigos, existem sim alguns registros históricos de pequenos tsunamis no litoral brasileiro, sendo em sua maioria associados a ressecadas marinhas. Além disso, o país já sentiu os efeitos secundários de tsunamis registrados em outros lugares, como o grande tsunami que se abateu sobre Lisboa, Portugal, em 1755, e o tsunami de Sumatra, Indonésia, em 2004.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Fumo está relacionado a 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil, diz estudo

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress