A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo estuda a implantação de um projeto de um trem turístico entre Ribeirão Preto e Tambaú. Segundo a pasta, um grupo de trabalho foi criado para mapear e identificar as ferrovias do estado que possam ter capacidade para implantação dos trens turísticos.
A proposta foi apresentada pelo secretário Roberto de Lucena em reunião da Comissão Permanente de Turismo da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), no último dia 12. Além da linha turística entre Ribeirão Preto e Tambaú, também são estudados os trechos entre São Paulo e Aparecida e Iperó e Laranja Paulista.
VEJA TAMBÉM
USP Filarmônica de Ribeirão Preto realiza apresentação gratuita
Veja como ficam as temperaturas em Ribeirão com a onda de calor nos próximos dias
A ideia é usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros aos principais destinos do estado. Atualmente, apenas 250 quilômetros da malha férrea são usados para o turismo, segundo o governo estadual.
“Após as ações de pesquisa e formatação do plano e programa, que ainda se estendem por outubro, será possível identificar as regiões e estabelecer prazos, divulgando um cronograma de entregas, mediante a capacidade de investimento no setor”, informa a pasta em nota.
A proposta de implantação de um trem turístico regional já foi discutida em reuniões do Conselho Municipal de Turismo de Ribeirão Preto em 2019. Em 2018, o tema também havia sido discutido em reunião da Secretaria do Turismo envolvendo os municípios.
LEIA MAIS