A secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que apenas as pessoas que agendaram a vacinação da terceira dose contra covid-19 poderão tomar o imunizante. A chamada demanda espontânea – quando a pessoa vai até o posto sem agendamento – está suspensa para a dose adicional.
LEIA MAIS – Vacina: Vagas para a terceira dose acabam em 5 minutos em Ribeirão
Alguns moradores relataram que nesta segunda-feira (6) houve filas nos postos de saúde dos bairros Santa Cruz e João Rossi, porque estes locais estariam aplicando o imunizante por ordem de chegada – nesta segunda acontece a imunização das pessoas que agendaram a 3º dose no último sábado (4).
De acordo com a pasta, o agendamento é necessário para imunização, pois evita filas e aglomerações, além de organizar o fluxo de pessoas que serão vacinadas.
Contudo, a vacinação espontânea para as pessoas que não tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19 ou que estão com a segunda dose com o prazo vencido, podem ir aos postos de saúde para regularizar a situação, mesmo sem agendamento prévio.
Alta demanda
Nesta segunda-feira, muitas pessoas reclamaram da baixa oferta de vacinas disponibilizadas pela secretaria da Saúde no agendamento da para terceira dose do imunizante contra covid-19. As mil vagas disponíveis foram esgotadas em apenas cinco minutos.
De acordo com a secretaria da Saúde, uma reunião com a Vigilância Epidemiológica e com o governo estadual – responsável pelo envio de vacinas – será realizada nesta tarde, para que a oferta de imunizantes seja ampliada.