O município de Serrana, a 23 quilômetros de Ribeirão Preto, apresenta números animadores da covid-19, depois da imunização em massa da população em um estudo inédito do Instituto Butantan, chamado de Projeto S. Os resultados oficiais, contudo, ainda deverão ser divulgados.
Após a conclusão da campanha no dia 11 de abril, o município registrou 246 novos casos e seis mortes.
No comparativo, a cidade de Pontal, que é do mesmo porte e está com apenas 9% da população imunizada, registrou 673 casos e 25 mortes no mesmo período.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO REGIÃO
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Santa Casa de Serrana não têm pacientes internados com a covid.
O Hospital Estadual (HE) não registra entrada de pacientes novos há 30 dias. A unidade de saúde chegou a manter nove pessoas em UTI no fim do mês de abril e, agora, há quatro pacientes.
No Centro de Testagem a situação também é de queda nos números: a unidade chegou a realizar 150 testes por dia e hoje faz 30 ao dia.
“Nós ficamos muitos felizes por conta que temos sentido os resultados da segunda dose da vacina, embora não podemos fazer uma correlação com o Projeto S”, disse a secretária municipal da Saúde, Leila Gusmão.
Ela lembrou do doloroso início da pandemia, com a contaminação de todos os idosos em um asilo da cidade, que acabou com um deles morto em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.
“Como a doença era desconhecida para todos, nós não tínhamos os protocolos sanitários. Falava-se em usar máscara, mas tinha resistência. Aí, houve uma infecção muito grande na Casa dos Velhinhos e nós aprendemos com a dor”, disse.
A vacinação dentro do Projeto S atingiu 98% de todo o público-alvo de Serrana e o Instituo Butantan deverá divulgar um balanço ainda neste mês de maio. (Com EPTV)