O aplicativo Poupatempo Digital está oferecendo aos cidadãos do estado de São Paulo, a possibilidade de obter a carteira de vacinação contra a covid-19 de forma digital. Segundo o governo paulista, só este ano, já houve mais de 1,2 milhão de acessos à carteira de vacinação no app, disponível gratuitamente no Google Play e Apple Store.
Na plataforma, o usuário pode ter as mesmas informações descritas no documento físico, entregue no posto no momento na vacinação. O app do Poupatempo permite ainda validar o certificado de vacinação, através do QR Code ou do código do certificado, ambos contidos na versão digital da carteira.
Com o avanço da vacinação e, consequente, retomada das atividades sociais e comerciais, empresas e estabelecimentos podem solicitar a apresentação de um comprovante da imunização contra a Covid-19. A forma digital foi criada para facilitar o acesso ao documento.
‘Passaporte’ da vacina
O projeto do ‘passaporte’ da vacina para a entrada em bares, restaurantes e shoppings, chegou a ser cogitado na capital São Paulo, mas o prefeito Ricardo Nunes (MDB), recuou em sua decisão.
No último sábado (28) foi publicado um decreto determinando o passaporte para os eventos da cidade que tiverem mais de 500 pessoas, a partir desta quarta-feira (1).
No Rio de Janeiro, o passaporte da vacina, também passa a ser obrigatório a partir desta quarta, em locais de uso coletivo na cidade.
Já em Ribeirão Preto, a Prefeitura afasta essa medida e garante que o foco é a vacinação, principalmente dos jovens cuja adesão ainda é baixa.