Perto de concluir a campanha de vacinação em massa da população, Serrana apresenta números animadores nos indicadores do Plano São Paulo.
O município na região de Ribeirão Preto tem queda de 50% de mortes na comparação desta semana com a semana imediatamente anterior. E queda de 46,7% de casos na comparação do mesmo período citado.
Trabalhadores da saúde também relatam a queda dos casos graves, quando o paciente precisa ser levado para uma UTI e ser intubado. Todo esse cenário é promissor em relação ao potencial da vacina para controlar a lotação nos hospitais.
A Secretaria Municipal da Saúde de Serrana estima que ocorreu uma queda de 55% nos atendimentos envolvendo casos de covid-19 na UPA da cidade – a média diária foi de 90 atendimentos para 40.
Iniciada em 17 de fevereiro, a vacinação em massa contra a convid-19 é feita em Serrana através de um estudo do Instituto Butantan. Atualmente, 66% do público já recebeu a segunda dose da CoronaVac.
Vale ressaltar, que o efeito de proteção da CoronaVac só alcançado cerca de 20 dias após a segunda dose. A vacinação está prevista para ser encerrada no dia 11 de maio e os resultados oficiais serão divulgados pelo Butantan em maio.