O Instituto do Câncer Brasil, unidade Ribeirão Preto, está promovendo um estudo de reforço vacinal contra a covid-19, com a aplicação da terceira dose em pessoas acima de 50 anos e que tenham tomado as duas doses de CoronaVac há mais de 30 dias. Os interessados devem ter disponibilidade para duas visitas presenciais na clínica, que fica no Centro Médico do RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto.
O objetivo da pesquisa é verificar a imunidade dos participantes após a dose de reforço da vacina para covid-19. O estudo pretende avaliar 300 pessoas, sendo que 200 voluntários receberão a vacina da AstraZeneca e 100 da CoronaVac. A divisão dos grupos será mediante sorteio.
“Os voluntários passarão por uma avaliação médica e a um exame de sangue para analisar a imunidade de cada participante, que será realizado em conjunto com o Laboratório da Professora Akiko Iwasaki, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. A pesquisa também irá avaliar se há diferença entre as duas combinações de vacinas”, acrescenta Dr. Bruno Filardi, oncologista e diretor científico do Instituto do Câncer Brasil, em Ribeirão Preto.
A iniciativa tem a parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o SUS (Sistema Único de Saúde) e o Ministério da Saúde. Quem tiver interesse em participar, pode se inscrever pelo link (clique aqui), que também reúne mais detalhes sobre o estudo.