Ribeirão Preto não oferece cadastro específico para pessoas interessadas nas sobras das doses da vacina contra a covid-19, a chamada ‘xepa’.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, quando há doses remanescentes do imunizante CoronaVac, cuja validade é de 8 horas após a abertura do frasco, são convocados pessoas dos grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, profissionais da saúde recém admitidos nas unidades de pronto atendimento ou idosos faltosos.
Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde informou ter adotado uma estratégia com horário estendido em dois postos para aplicação nos pacientes agendados nos últimos horários.
“Atualmente, temos recebido em maior quantidade a vacina Fiocruz/AstraZeneca, que possui validade de 48 horas após abertura. Portanto, essas doses remanescentes de frascos abertos são acondicionadas para utilização no dia posterior da campanha de vacinação”, disse a Pasta, por meio de nota.
A orientação é otimizar as doses e evitar qualquer sobra de frascos abertos ao final do dia de campanha.
Procura pela vacinação
A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que o número de vacinados tem ultrapassado os agendamentos em Ribeirão Preto.
Segundo a Pasta, foi verificado que 89,5% das vagas ofertadas são ocupadas, já a eficiência do agendamento é de 93,6%.
“Somente o agendamento não possibilita avaliar a adesão da população à vacinação, pois muitos dos pacientes que não comparecem nas datas determinadas para vacinação de seu grupo por motivos diversos, podem comparecer posteriormente na demanda espontânea”, disse a nota.