Ribeirão Preto tem mais de 40 mil moradores estão com o complemento da vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) em atraso. Segundo a secretaria da Saúde, esse grupo é formado por idosos com mais de 80 anos que precisam tomar a dose adicional e pessoas com mais de 18 anos que não receberam a segunda dose.
LEIA MAIS – Ocupação de UTIs tem queda de 84% na 2ª onda da covid em Ribeirão
A chefe da Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto, Luzia Romagnoli Passos, a prefeitura acredita que o número de pessoas que não retornaram aos postos de saúde aumentou, por conta das mudanças no intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer – cerca de 17 mil pessoas estão nesta situação.
Luzia Romagnoli alerta para necessidade do complemento da vacinação. “Precisamos melhorar isso, só assim estaremos mais protegidos para enfrentar a covid-19”, afirma Luzia em entrevista para EPTV.
Segundo o Vacinômetro, 543 mil pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19 em Ribeirão Preto, sendo que 438 mil moradores completaram o ciclo vacinal.
Além disso, 31 mil pessoas entre idosos e profissionais da saúde receberam a terceira dose e outras 19,5 mil pessoas foram imunizadas com a vacina da Janssen, de dose única.
Agendamento
De acordo com Luzia, essas pessoas precisam ficar atentas com os agendamentos disponíveis no site da Prefeitura de Ribeirão Preto.
A chefe da Vigilância também disse que essas pessoas também podem procurar os postos de saúde para regularizar a situação, mas a imunização está condicionada à oferta de vacinas da covid-19 (com EPTV).