O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na tarde desta segunda-feira (18) que vai diminuir o intervalo entre doses da vacina contra covid-19 da Pfizer de 8 semanas para 21 dias.
Segundo publicação do governador no Twitter, a medida pode beneficiar até 2 milhões de pessoas, que poderão antecipar o complemento do esquema vacina no estado. O novo prazo será aplicado apenas em adultos.
Por meio de nota, a secretaria estadual da Saúde informou que foram distribuídas vacinas para todos os municípios para que a imunização seja concluída no prazo de 21 dias.
Contudo, a vacinação para adolescentes – a vacina da Pfizer é a única liberada para este público no Brasil – segue com o intervalo de 8 semanas.
A secretaria estadual da Saúde informou que a antecipação para esta faixa será adotada a partir do momento que o ministério da Saúde enviar novas doses para o estado.
É válido lembrar que a vacinação contra covid-19 em Ribeirão Preto ocorre mediante agendamento pela internet ou telefone.
Nova antecipação
Essa é a segunda vez que o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer é antecipado. No começo da utilização desta vacina na campanha de vacinação, o prazo entre as doses era de 12 semanas.
Já em setembro, o prazo caiu para 8 semanas. Mesmo assim, o prazo recomendado pela própria Pfizer, é que a segunda dose seja aplicada 21 dias após a primeira.
O período mais longo entre as vacinas foi adotado pelo ministério da Saúde, que afirma ter seguido medida parecida adotada no Reino Unido.