Os pesquisadores da ButanVac, vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan, estão em busca de voluntários para seguir com os estudos do imunizante. Das 418 vagas abertas, apenas 120 foram preenchidas até o momento.
A primeira etapa é feita no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Para participar, os voluntários precisam ter mais de 18 anos, não podem ter sido vacinados contra a covid-19 e nem ter contraído a doença. Além disso, não pode ter tomado vacina da gripe nos últimos 28 dias.
O diretor do Hemocentro e coordenador do estudo, Rodrigo Calado, explica que essas exigências são importantes para verificar a real resposta imunológica da vacina ButanVac, garantindo assim maior precisão dos resultados.
Como funciona a pesquisa?
Na etapa de testes em humanos, metade dos voluntários recebe o placebo – uma substância sem efeito e a outra metade a vacina ButanVac. A partir daí, os pesquisadores avaliam a eficácia e segurança do imunizante.
O participante tem a garantia de ser imunizado contra a covid-19, pois doses de vacinas já aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão reservadas a quem tomou placebo ou até mesmo na hipótese da ButanVac não funcionar.
“A grande vantagem da ButanVac é de ser totalmente produzida no Brasil. Ela não depende de importação do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), pois é fabricado no Butantan. Isso nos dá independência tecnológica, para produzir nossa vacina. E o Butantan já tem mais de 60 milhões de doses prontas para serem usadas, assim que a vacina for aprovada”, disse Calado.
Como posso participar?
-Ter mais de 18 anos
-Não pode ter se vacinado contra a covid-19
-Não pode ter contraído a doença
-Não pode ter tomando vacina da gripe nos últimos 28 dias
Mais informações acesse: site.hcrp.usp.br