O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (3) que a Secretaria Estadual da Saúde está pedindo para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a liberação da vacinação contra covid-19 para crianças.
Um ofício será enviado para agência para imunização de crianças de 5 a 11 anos de forma emergencial. Doria afirma que Chile, Argentina e Colômbia já iniciaram a vacinação de crianças.
A medida foi deliberada durante reunião com o Conselho Nacional de Secretarias da Saúde, realizada nesta quarta-feira. Segundo a coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula, o pedido é baseado na liberação da imunização para crianças aprovado nos Estados Unidos.
Nos EUA
Na última semana, a autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), aprovou a possibilidade do uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos.
Segundo o órgão, a decisão foi tomada a partir da análise de dados de um comitê de especialistas independente sobre a segurança e eficácia dessa marca de imunizante contra a covid-19 neste público.
Conforme informações de testes, a eficácia em pessoas de 5 a 11 anos foi de 90,7%, semelhante à encontrada na faixa de 16 a 25 anos. O estudo analisou 3,1 mil crianças nessa faixa etária que receberam doses da vacina da Pfizer e não encontrou nenhum efeito colateral grave (com informações Agência Brasil).