O ministério da Saúde confirmou que vai alterar o intervalo para aplicação das duas doses da vacina contra covid-19 da Pfizer. A informação havia sido repassada na última quarta-feira (11) pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), após encontro com o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz.
LEIA MAIS – Ribeirão pede antecipação da segunda dose de vacinas da covid
Por meio de nota, o ministério da Saúde informou que ainda estuda, junto com as secretarias estaduais e municipais de Saúde “o melhor momento para iniciar a redução do intervalo”. Contudo, não informou o novo intervalo entre as doses.
Atualmente, o ministério da Saúde recomenda que o intervalo entre as doses seja de 12 semanas. O mesmo período é adotado no Reino Unido. Porém, a Pfizer recomenda que a segunda dose seja aplicada no prazo entre 21 e 42 dias.
No comunicado enviado ao ACidade ON, a pasta disse que a antecipação do intervalo entre as doses da vacina da Pfizer não prejudicará a manutenção do ritmo da imunização no País e que acompanhará o cronograma de recebimento de vacinas para garantir que não haja atraso na imunização da população.