- Publicidade -
vacinasMinistério proíbe que empresas exijam cartão de vacinação

Ministério proíbe que empresas exijam cartão de vacinação

Portaria foi publicada nesta segunda-feira (1º de novembro) no Diário Oficial da União; medida classifica exigência como discriminatória

- Publicidade -

Cartão de vacinação contra Covid-19 (Foto: divulgação)

 
O Ministério do Trabalho publicou uma portaria nesta segunda-feira (1º de novembro), que proíbe que empresas exijam o comprovante de vacinação de qualquer doença na contratação de novos empregados ou para a manutenção de funcionários que já atuam no local.  

LEIA MAIS – Ribeirão vai punir servidores que recusaram a vacina da covid
 
A medida está disponível no Diário Oficial da União e é assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni. “Considera-se prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação”, afirma a norma.  

Caso a determinação seja descumprida, o empregador terá de reintegrar o funcionário com ressarcimento do período em que ele ficou afastado ou fazer o pagamento do dobro dos salários do empregado dispensado correspondente ao período de afastamento.  

- Publicidade -

O ministério justifica que a não apresentação do cartão de vacinação “não está inscrita como motivo de justa causa” para rescisão do contrato de trabalho, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Segundo a portaria 620/2021, também fica proibido a exigência de certidão negativa de reclamatória trabalhista, testes, exames, perícia, laudo, atestado ou declaração relativo à esterilização ou estado de gravidez.  

Covid-19
 
A norma ainda cita que as empresas podem divulgar orientações e protocolos de prevenção da covid-19, além de promover os efeitos da vacinação na redução dos números de casos da doença. O empregador também poderá realizar políticas de incentivo à vacinação.  

Vacinas são efetivas
 
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as vacinas contra covid-19 autorizadas para aplicação na população brasileira se mostraram eficazes na prevenção da doença e também são seguras.  

Além disso, o próprio governo federal admite que o avanço da vacinação no País permitiu a queda de 90% de casos e mortes por covid-19.
 

- Publicidade -
Vacina contra a covid-19 (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -