Um morador de Ribeirão Preto recebeu doses diferentes das vacinas contra a covid-19 em um posto de saúde da cidade. A prefeitura, porém, não informou em qual a unidade ocorreram as aplicações.
O erro ocorreu nesta terça-feira (30) e foi confirmado no mesmo dia pelo secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, durante coletiva de imprensa sobre o coronavírus.
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
De acordo com Scarpelini, a pessoa, que não foi identificada, tomou a primeira dose do imunizante da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, e, nesta terça, acabou recebendo a dose de reforço com a CoronaVac, da farmacêutica chinesa SinoVac.
“A família [do morador] fez o agendamento e o pessoal [do posto de saúde] não prestou atenção no cartão de vacinação. Mas, não há maiores problemas. A pessoa não vai virar jacaré. É como tomar um remédio errado na segunda dose”, comparou o chefe da Saúde.
Na coletiva, Scarpelini explicou, ainda, que o morador deverá receber uma terceira dose. Desta vez, no entanto, com o imunizante da AstraZeneca, assim que a vacina estiver disponível no próximo ciclo da campanha municipal de imunização.
Outro lado
Questionada pela reportagem do ACidade ON, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto não informou o posto de vacinação onde ocorreu o erro na aplicação da segunda dose.
O médico infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, disse que o morador terá de passar pela terceira aplicação da vacina.
“Provavelmente, não há problema, mas também não há estudos confirmando isso”, afirmou o profissional, sobre a troca do imunizante.