Os pacientes em recuperação da covid-19, que não conseguirem agendar a vacinação na campanha correspondente a sua faixa etária, podem tomar os imunizantes posteriormente.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, após esse período, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser orientada pelos profissionais.
O paciente é incluído em uma agenda e contatado pelas equipes assim que as doses estiverem disponíveis. O processo não é demorado, garante a pasta.
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) preconiza que a pessoa com a doença aguarde cerca de 30 dias após o início dos sintomas para a receber a primeira dose da vacina.
A medida é uma precaução pois não há dados indicando que se um paciente infectado tomar a vacina antes desse prazo, ele corre qualquer risco.
Como está a vacinação em Ribeirão?
De acordo com o Vacinômetro do Governo de São Paulo, Ribeirão Preto aplicou até nesta terça-feira (22) 327.337 doses. Destas 233.818 são referentes a primeira dose e 93.519 da segunda dose.
Nesta quarta-feira (23), a cidade inicia o agendamento da faixa etária de 43 a 59 anos. O cadastro será liberado a partir das 8h30 no site da Prefeitura. (clique e saiba mais)