A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto abriu 12.130 novas vagas para o agendamento da aplicação da vacina contra o novo coronavírus (covid-19).
Os imunizantes são destinados para pessoas maiores de 18 anos que precisam tomar a 3ª ou a 4ª dose (imunossuprimidos)e crianças com idades entre 5 e 11 anos.
Os agendamentos ficarão disponíveis a partir das 9h30, desta sexta-feira (18), no site da Prefeitura de Ribeirão Preto (clique aqui) ou pelos telefones (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442 – o atendimento telefônico segue até o meio-dia.
De acordo com a secretaria da Saúde, são 9,4 mil vagas para adultos que precisam tomar a 3ª dose e que foram imunizados com a 2ª dose até o dia 19 de outubro.
Pessoas com alto grau de imunossupressão, que tomaram a 3ª dose até a mesma data, podem fazer o agendamento da 4ª dose – veja a lista abaixo.
As outras 2.730 vagas são reservadas para vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos.
O que levar?
– um documento oficial com foto;
– CPF;
– comprovante de endereço de Ribeirão Preto atualizado;
– ficha do Vacivida preenchida;
– cartão de vacinação com primeira e segunda dose;
– número do protocolo do agendamento.
A criança deverá comparecer à vacinação acompanhada de um adulto responsável e levar o Termo de consentimento livre e esclarecido assinado por um de seus representantes legais disponível no site da Prefeitura.
Pessoas acamadas
As pessoas acamadas dessa faixa etária poderão receber a vacina em sua própria casa por meio do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD pelo telefone (16) 3977-7111.
Lista de comorbidades para 4ª dose
– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticoides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de Mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe)
– Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas