A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto emitiu um alerta, nesta sexta-feira, 5 de novembro, para os pais ou responsáveis por adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. A medida visa a conscientização da importância da vacinação contra a covid-19.
“Ribeirão Preto tem uma população estimada desta faixa etária em 54 mil pessoas, com 70% imunizados contra a doença, sendo que o fundamental é imunizar 100%”, informou a Saúde de Ribeirão.
“Abrimos agendamento e a procura não atingiu 50% das vagas ofertadas. Por isso, reabrimos o agendamento para a vacinação neste sábado para mais uma vez dar oportunidade aos pais e responsáveis para que levem os adolescentes aos postos de vacinação”, orienta a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos.
A vacina que está sendo aplicada nos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos é a da fabricante Pfizer, a única aprovada para essa faixa etária. Luzia Marcia lembra que vários países do mundo estão utilizando o imunizante em adolescentes e ressalta que a vacina é recomendada e segura, além da importância de todos serem imunizados.
Segunda dose atrasada
A Secretaria da Saúde informou ainda, por meio de nota, que cerca de 40 mil pessoas, residentes em Ribeirão Preto, não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19.
A diretora explica que a não procura das pessoas pela segunda dose, que fica reservada para esse fim, coloca em risco o estoque de vacinas, além de deixar essas pessoas mais suscetíveis à doença.
“A vacina da Pfizer, após descongelada, tem prazo de validade para aplicação, por este motivo reiteramos para as pessoas compareçam aos postos de vacinação e aproveitem, pois a vacina está disponível e essa doença é muito grave”, explica Luzia Marcia.
O agendamento para a vacinação de pessoas com idade entre 12 e 17 anos está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Preto. Menores desacompanhados devem levar, preenchido pelos pais ou responsáveis, o Termo de Assentimento disponível no portal da Prefeitura. Para os atrasados com a segunda dose, basta procurar os postos de vacinação com o comprovante da aplicação da Primeira dose.