Já com os resultados de adesão obtidos pelo Instituto Butantan, referentes ao projeto de vacinação em massa contra a covid-19, Serrana se prepara para iniciar na quarta-feira (17) a próxima fase do estudo. Nela, as segundas doses da vacina deverão ser aplicadas em toda a população adulta.
Marcos Borges, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e coordenador da ação inédita no País, explicou em entrevista à EPTV, nesta segunda (15), que o acolhimento dos moradores à iniciativa superou as expectativas e tem chances bastante positivas de dar certo.
Para isso, os 27.619 voluntários precisarão voltar ao mesmo posto de vacinação da primeira fase, seguindo mais uma vez a pré-distribuição de cores da cidade, a fim de reforçar a imunização.
A região verde é a primeira e será atendida até domingo (21). A informação de que seria o grupo da cor amarela foi corrigida no texto.
“Só quando o estudo estiver completo que vamos saber quais foram os resultados. Porém, sabemos que a imunidade vai ter um bom nível depois de duas semanas da segunda dose. Nesse momento, ainda não temos respostas concretas”, explica.
LEIA MAIS
Serrana vacina 97% de todo público-alvo de estudo do Butantan
Butantan entrega 3 milhões de doses para o ministério da Saúde
Acompanhe como está a vacinação nas cidades do Estado
Enquanto isso, Borges reforça que mesmo a população já vacinada com a primeira dose precisa continuar seguindo os protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus. O uso de máscara, álcool geral e respeito ao distanciamento social são cruciais nesta etapa do projeto.
“O que muda nesta segunda etapa é que o tempo de permanência das pessoas nas escolas será um pouco menor, porque a etapa do cadastro e coleta de sangue não serão necessárias. Por isso é tão importante que a segunda dose seja aplicada no mesmo lugar da primeira”, completa o coordenador.