A Secretaria Estadual da Saúde informou nesta quinta-feira (2), que ainda aguarda ser notificado pelo Ministério da Saúde, para iniciar a aplicação da 4ª dose (2ª dose de reforço) da vacina contra a covid-19 em pessoas a partir de 50 anos.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje que a pasta vai autorizar a 4ª dose ao público dessa faixa etária. Até agora, só havia autorização para aplicação em idosos com 60 anos ou mais e imunossuprimidos.
Em nota ao portal acidadeon, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto disse que tomou conhecimento do assunto pelo Ministério da Saúde e aguarda as orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
O que se sabe sobre a 5ª dose
A 5ª dose (3º de reforço) começou a ser aplicada nesta semana no estado de São Paulo em idosos acima de 60 anos, com alto grau de imunossupressão.
A capital paulista e cidades da região de Campinas (SP), como a própria metrópole, Hortolândia (SP), Americana (SP) e Sumaré (SP), já anunciaram o início da aplicação da dose de reforço.
Em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde, disse que ainda aguarda orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para iniciar a vacinação da quinta dose.
O intervalo entre as doses é de quatro meses e a pasta reitera a importância da conclusão do esquema vacinal para garantir a proteção contra a Covid-19, com pelo menos duas doses. Confira nota na íntegra abaixo:
”São Paulo iniciou nesta segunda-feira (30) a aplicar a terceira dose de reforço contra Covid-19 para pessoas imunossuprimidas acima de 60 anos, conforme definições do Ministério da Saúde. O intervalo entre as doses é de quatro meses.A Secretaria de Estado da Saúde reitera a importância da conclusão do esquema vacinal para garantir a proteção contra a Covid-19, com pelo menos duas doses.São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil contra a doença e tem cerca de 87,8% da população imunizada com duas doses. Os municípios de SP já aplicaram mais de 111 milhões de doses de vacina’