A vacinação contra a gripe será disponibilizada para toda a população do Estado de São Paulo a partir da segunda-feira (12). A campanha teve início em 12 de abril e está abaixo da meta.
Com término dos grupos prioritários na próxima sexta-feira (9), as doses remanescentes poderão ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.
Segundo um balanço divulgado na segunda-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
Com exceção dos indígenas – único grupo a atingir 100% de cobertura -, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%. A meta é de 90%.
Na DRS (Direção Regional de Saúde) de Ribeirão Preto, a menor cobertura foi registrada no grupo dos professores, com 37,2%. (veja mais no quadro abaixo)
“Contamos com a participação de todos que integram estes públicos para que procurem os postos até esta sexta-feira (9) e garantam sua proteção contra a gripe. Estas pessoas ainda terão prioridade a partir do dia 12, mas toda a população poderá se vacinar enquanto houver doses disponíveis na rede”, diz a médica da Divisão de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
Quem está nos grupos de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.