Ribeirão Preto está com 25,7% da população vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
De acordo com o Vacinômetro do Governo de São Paulo foram aplicadas até nesta quarta-feira, 9 de junho, 182.978 doses dos imunizantes.
Esse número caí quando tratam-se de moradores que já receberam as duas doses da vacina que é gira em torno de 91.854.
O médico infectologista do Hospital das Clínicas, Fernando Vilar, explica que os efeitos da vacinação só vão começar a aparecer na cidade quando a cobertura vacinal estiver acima dos 70%.
Na avaliação dele, o ritmo lento da vacinação faz com que a situação nos hospitais ainda esteja preocupante com taxa elevadas de ocupação dos leitos de UTIs e leitos de enfermarias. (clique e veja mais)
“A vacinação a conta-gotas tem efeito a longo prazo, ao contrário de Serrana por exemplo, que vacinou em 2 meses, 95% do grupo alvo, os números mostram como foi a queda expressiva dos casos na cidade. Agora em Ribeirão, como no resto do país, vai demorar muito”, explica.
Segundo ele, esse ano a maioria das pessoas internadas no Hospital das Clínicas são adultos com menos de 60 anos.
Em comparação a 2020, a faixa etária mais vulnerável a covid-19 se inverteu. “Atualmente cerca de 80% dos nossos pacientes nas alas de enfermarias e UTIs não são idosos, isso pode ser reflexo da vacinação sim”, finaliza o infectologista.
.