O Governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (17) a aplicação da terceira dose da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) para todos com mais de 18 anos de idade, que tomaram duas doses do imunizante há, pelo menos, cinco meses. O anúncio foi realizado em coletiva do governador João Doria (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.
Segundo a coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula, a medida passa ser válida a partir desta quinta-feira (18), quando mais de 710 mil pessoas poderão ser vacinadas com a dose adicional da vacina.
Até então, a dose de reforço podia ser aplicada apenas em idosos e profissionais da área da saúde, que tivessem completado o esquema vacinal há seis meses. No entanto, o ministério da Saúde divulgou as novas regras, que serão adotadas por São Paulo, com base em estudos da Fiocruz e da Universidade de Oxford.
A coordenadora do PEI afirmou que a vacina aplicada será o imunizante disponível nas unidades de saúde. De acordo com Regiane de Paula, toda população maior de 18 anos deve ser imunizada com a terceira dose até fevereiro de 2022.
É válido lembrar que a vacinação em Ribeirão Preto acontece após o recebimento de doses enviadas pelo PEI. Ao ACidade ON, a secretaria municipal da Saúde informou que já planeja o início da imunização com a dose adicional.