Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Ribeirão Preto recebe congresso de pediatria

Dentre os temas, estão o papel do pediatra no parto humanizado, o aleitamento materno, diabetes na infância e uma reflexão sobre o aumento de casos da Guilain-Barré

| ACidadeON/Ribeirao

Ribeirão Preto recebe congresso de pediatria a partir de quinta (22) (Foto: Divulgação)
Ribeirão Preto recebe, a partir desta quinta-feira (22), o 3º Congresso e a 19ª Jornada de Pediatria Unimed. Pediatras de todo o Brasil participam de cursos e mesas redondas sobre temas vitais para a saúde infantojuvenil. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Ribeirão Preto. 

Dentre os diversos temas que serão abordados ao longo de três dias de congresso estão o papel do pediatra no parto humanizado, o aleitamento materno, diabetes na infância e uma reflexão profunda sobre o aumento de casos da doença de Guilain-Barré, decorrente da maior incidência na população dos casos de ZikaVirus. 

ALEITAMENTO MATERNO  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a amamentação de bebês nos primeiros dois anos de vida pode salvar a vida de cerca de 800 mil crianças menores de cinco anos. "Vamos refletir junto aos colegas formas de incentivar mamães a seguirem por mais tempo o aleitamento materno. Pois, amamentar não é um ato apenas entre mãe e filho, mas envolve toda uma rede de suporte para que mãe possa amamentar seu bebê o máximo de tempo possível", pontua Dra. Ada, presidente do 3º Congresso de Pediatria. 

PARTO HUMANIZADO
 

Muito se fala sobre o parto humanizado, principalmente na relação gestante-obstetra. Contudo, a partir do momento em que o bebê nasce, o pediatra tem papel fundamental na recepção e no acompanhamento dessa nova vida. Por isso, médicos vão discutir o papel do pediatra no parto humanizado. "A humanização da pediatria durante o nascimento ainda é muito pouco discutida, se compararmos com a obstetrícia. Mas o pediatra é o médico responsável por ajudar a transição da vida uterina para a extrauterina, proporcionando o maior tempo possível de contato entre mãe e filho, incentivando o aleitamento materno precoce, dando todo o suporte ao bebê para que o nascimento ocorra de forma tranquila e segura", pontua Dra. Ada. 

COM A MÃO NA PAPINHA  

Os organizadores do congresso prepararam uma atividade especial para o pré-congresso, que acontece na quarta-feira (21), das 8h às 12h. A nutricionista Flavia Montanari, a Chef de cozinha Fernanda Santos e os médicos Renata Aniceto e Tadeu Fernando Fernandes irão comandar uma cozinha experimental. Durante toda a manhã, 80 pediatras irão colocar a mão na papinha e (re)aprender na prática as melhores formas de orientar papais e mamães para proporcionar uma alimentação cheia de qualidade e de nutrientes para seus bebês.

SERVIÇO 
3º Congresso e 19ª Jornada de Pediatria Unimed Ribeirão Preto

Data: 22 a 24 de novembro de 2018
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Pré-congresso: 21 de novembro de 2018