- Publicidade -
Conteúdo patrocinadoSAAE São CarlosSAAE alerta para a escassez hídrica em São Carlos
Imagem Patrocinio

SAAE alerta para a escassez hídrica em São Carlos

Com os reservatórios com 35% de capacidade, a autarquia trabalha para evitar o racionamento e chama atenção para a importância do consumo consciente

Os reservatórios do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) estão com 35% de capacidade para abastecimento, bem abaixo do desejado para este período, é o que afirma o presidente da autarquia Mariel Olmo.

São mais de 30 dias sem chover na região e, segundo a Defesa Civil de São Carlos, o volume de chuva no mês de abril foi 76% menor do que o esperado. A combinação do longo período sem chuvas e o intenso calor é apontada como motivo para esta situação, já que as altas temperaturas provocam o aumento no consumo de água.

- Publicidade -

Apesar de considerar que a cidade ainda não enfrenta risco de racionamento iminente, Olmo alerta que os números são preocupantes e que alguns bairros podem sofrer com o desabastecimento.

“Nossos reservatórios ainda não chegaram em níveis críticos, mas já há bairros que estão sendo servidos por caminhões-pipa para garantir que tenham água”, informa.

Crédito: Divulgação

Consumo consciente, responsabilidade de todos

O SAAE tem feito estudos, promovendo rodízios e lançando mão de carretas de água, além de investimentos em infraestrutura para que a São Carlos não fique sem água, e disponibiliza o aplicativo para que as pessoas possam rapidamente informar sobre eventuais vazamentos. Mas, segundo o presidente da autarquia, diante dessa situação imposta pelas condições climáticas, é importante que todos os cidadãos tomem para si a responsabilidade de contribuir, especialmente no que diz respeito ao consumo.

As medidas que estão ao alcance de todos são simples e muito eficientes: estar atento a possíveis vazamentos em casa ou nas ruas, não deixar a água correndo pela torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes, tomar banhos rápidos, não lavar calçadas e quintais e, quando necessário, usar balde no lugar de mangueira. Desse modo, todos podem contribuir para que o consumo reduza e com isso os reservatórios sejam suficientes por mais tempo. Afinal, não há previsão de chuvas volumosas, capazes de encher os rios, já que estamos prestes a entrar nos meses de estiagem, condição característica do outono e do inverno.

- Publicidade -
OUTROS CONTEÚDOS
- Publicidade -