Farmácias de São Carlos já registram alta na procura por medicamentos antigripais em um momento de demanda aquecida pela escalada de casos de Covid-19 e Influenza na cidade. Faltam dipirona, xarope para tosse e vitamina C em unidades da região central da cidade.
Em algumas unidades, houve aumento de 50% na procura por remédios para gripe entre a semana do Natal e a primeira semana do ano. A procura por remédios “famosos” vendidos sem receita médica é grande e responsáveis pelas lojas têm dificuldades em adquirir os produtos no mercado.
Em algumas farmácias, a reportagem encontrou grande lotação de pessoas, a maioria em busca de antigripais. Há ainda, pressão sobre os serviços de entrega a domicílio nas redes.
Segundo funcionários das drogarias, cerca de 90% dos clientes buscam medicamento sem receita médica, apesar de grande parte dos antigripais dispensarem o receituário.
E a procura está grande não somente entre os medicamentos. Gerentes de drogarias de São Carlos relatam também aumento na demanda por testes rápidos de Covid-19.
A situação foi confirmada ao acidade on São Carlos pelo grupo Raia Drogasil, holding controlador de duas redes de farmácias de alcance nacional. Na cidade, a procura dobrou entre novembro e dezembro.
Em outras redes, funcionários relatam grande número de ligações de clientes interessados em testes rápidos. Em uma unidade da Miguel Petroni, a procura saiu de 6 diários para mais de 20 nesta semana.