No primeiro dia de vigência de decretos que endurecem ainda mais a quarentena em São Carlos (SP), dezenas de pessoas se divertem na Represa do 29. (Assista abaixo) Por outro lado, em bairros de casas de veraneio e chácaras não foram encontradas atividades proibidas, como a realização de festas e celebrações.
Com os termômetros apontando calor acima de 30°C, crianças, adultos e idosos realizavam as mais diversas atividades. Pesca, nado, passeio de barco, som alto em alguns pontos e churrasqueiras soltando fumaça. Situação em contraste com o município que registrou três mortes nas últimas 24 horas por Covid-19.
A fiscalização, no tempo em que a equipe do ACidade ON percorreu os 4 km de margem, não estava presente. Se aproveitando da situação, um ambulante montou barraca para venda de bebidas alcoólicas.
No período em que os flagrantes foram feitos, não havia nenhuma pessoa usando máscara, equipamento obrigatório em tempos de pandemia de Covid-19. Na sexta-feira (26), a Prefeitura de São Carlos confirmou a circulação da cepa brasileira P1 do Sars-CoV-2.
Questionada sobre a fiscalização, a Prefeitura de São Carlos informou que a força tarefa está com três equipes na rua atendendo todas as denúncias, mas enfatizou que até o momento não recebeu nenhuma denúncia referente ao 29. As denúncias podem ser feitas através do 153 da Guarda Municipal ou 190 da Polícia Militar.
Chácaras tranquilas
O bom exemplo do sábado foi dado por donos de chácaras no Embaré, Varjão e Aracê de Santo Antônio. Durante a visita às localidades nenhuma festa foi encontrada, sequer aglomerações de pessoas.