As regras propostas pelo Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus terão validade de 15 dias, caso o prefeito Airton Garcia (PSL) acate todas as sugestões do colegiado, informou na manhã desta sexta-feira (20) o coordenador Mateus de Aquino, em entrevista à CBN São Carlos. O projeto de decreto foi divulgado ontem (19) pela Prefeitura.
Segundo o líder do colegiado, o monitoramento do número de casos e mortes por Covid-19 na cidade continua, com relatórios da Vigilância em Saúde e reuniões periódicas para discutir os próximos passos do combate à epidemia na cidade.
Apesar das flexibilizações, o município poderá voltar a ter restrições, caso seja necessário. Aquino ressalta também que as atuais regras poderão ser mantidas ou até mesmo relaxadas, se for conveniente no momento. “Tomara que a situação só melhore”.
Para Aquino, na última reunião “boas notícias” foram ouvidas, principalmente as relacionadas à adesão à vacina contra a Covid e redução do número de novos casos e mortes nas últimas semanas.
O que preocupa os membros do comitê é a circulação da variante Delta e o relaxamento dos moradores com as etiquetas sanitárias, como distanciamento físico e uso de máscara e álcool gel.
“A grande adesão à vacina é uma grande notícia, mas, ao mesmo tempo que ela mitiga os efeitos (da doença), tem essa parte boa, as pessoas acabam relaxando nos protocolos”, relata.
As sugestões de regras enviadas ao prefeito foram deliberadas em consenso entre os membros do grupo. O colegiado entendeu, segundo Aquino, ser o momento de flexibilizar, mas ainda manter restrições para que “ainda haja controle e ainda mitigar os efeitos da pandemia”.