Brotas (SP) registrou nos primeiros 22 dias do ano mais casos de Covid e o mesmo número de mortes que em todo ano de 2020. Neste momento, a cidade contabiliza 1.150 casos positivos e 14 mortes.
Desde o primeiro caso, em 7 de abril até 31 de dezembro, foram registrados 547 infectados. Mas, somente nos 20 primeiros dias, o município confirmou sete mortes e 603 casos, sendo 120 somente na sexta-feira (22), o que representa uma média diária de 30 casos por dia. Em janeiro também foram confirmados sete mortes causadas pela doença, o mesmo número de todo o ano de 2020.
A primeira morte foi registrada em abril de 2020, de um homem que estava se mudando de São Paulo para a cidade. Depois, o município ficou quatro meses sem óbitos, registrando o segundo em setembro. Em outubro, foram duas mortes e em dezembro, três.
Plano São Paulo
Brotas regrediu para a fase vermelha na 19ª atualização do Plano São Paulo, nesta sexta-feira (22), a mais rígida, na qual funcionam apenas serviços essenciais (veja abaixo). As regras começam a valer na segunda-feira.
Entre os serviços permitidos estão farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo, transportadoras, atividades religiosas, hotelaria, bancos e pet shops.